Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Agronegócios
Brasileiros são reconhecidos por pesquisas sobre impacto de medidas não-tarifárias
Pesquisadores brasileiros recebem nesta quinta-feira, na USP (capital - auditório da Escola Politécnica), a partir das 10 horas, certificado de reconhecimento pelo mérito de terem tido projeto aprovado no Sétimo Programa-Quadro de Pesquisa e Desenvolvimento (7º PQ), com início de execução em 2009. Entre os premiados, está equipe do Cepea/Esalq-USP que participa do projeto “Análise dos efeitos de medidas não-tarifárias nas negociações mundiais agroalimentares”, que envolve parceiros de vários países.

O objetivo geral do trabalho a ser realizado pela equipe é coletar e analisar dados sobre medidas não-tarifárias, particularmente sobre normas e regulamentos governamentais que estabelecem as condições para a importação de produtos agro-alimentares pela União Européia e pelos principais parceiros comerciais do bloco. Adicionalmente, serão examinados os impactos de medidas não-tarifárias estabelecidas pela UE e por principais parceiros comerciais sobre as exportações de países menos desenvolvidos. A equipe é formada pelas professoras da Esalq/USP Heloisa Lee Burnquist e Sílvia Helena G. de Miranda e pelo pesquisador Dr. Mauricio Jorge Pinto de Souza.

O 7º PQ é um programa de financiamento de C&T da União Européia com oportunidade para a cooperação internacional. Os projetos são aprovados por meio de editais lançados anualmente em 10 áreas do conhecimento: saúde, alimentos e biotecnologia, tecnologias da informação e comunicação, nanotecnologia, energia, meio ambiente, transportes, ciências humanas, espaço e segurança.

As equipes são organizadas em consórcios com instituições de países europeus e de fora da UE, dependendo da exigência de cada edital. Estes financiamentos são outorgados mediante subvenções que podem chegar a 75% em casos de entidades sem fins lucrativos, a fundo perdido. O Brasil ocupa uma das primeiras posições em participação no 7º PQ como país não-membro da UE.

Na cerimônia desta quinta-feira, além da premiação, haverá apresentações sobre o 7º PQ, análise da participação brasileira, casos de projetos em andamento, debate sobre o papel dos pontos de apoio ao Programa no Brasil e treinamentos futuros sobre elaboração de projetos.

Mais informação sobre o trabalho do Cepea neste contexto:

http://www.ntm-impact.eu/innovaportal/file/73/1/KOM%20USP.pdf

Mais informação sobre o projeto Analyzing the effects from non tariff measures (NTM) in the global agri-food trade: www.ntm-impact.eu/innovaportal/v/71/1/1/innova.front/Home

==========

Outras informações sobre negociações internacionais podem ser obitas através do Laboratório de Informação do Cepea: 19-3429-8837 / 8836 e cepea@esalq.usp.br

Data: 12-08-2009
Fonte: Cepea.Esalq.Usp
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Sicredi marca presença na 4ª Semana Nacional de Educação Financeira
»Com foco em produtos sustentáveis, Arysta LifeScience participa do CPAgro 2017 da Copacol
»FMC estimula produtores a praticar ações eficazes de manejo na AgroBrasília 2017
»CARNE FRACA: Mapa anuncia ações contra fraudes a embaixadas de 29 países
»Laticínios Davaca aposta em ERP da Sankhya para melhorar a gestão do negócio e sustentar ritmo de crescimento acelerado

Notícias anteriores
27/Out-03/Nov  04-11/Nov  12-19/Nov  20-27/Nov    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2019 Agronline.com.br