Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Pecuária
Pesquisadores e técnicos fazem maratona pela qualidade do leite
Pesquisadores e técnicos da Embrapa Rondônia e da Emater-RO percorrem, desde o começo de julho, diferentes municípios do Estado de Rondônia para levar a produtores informações a respeito das práticas adequadas para produção de leite. Até novembro, a meta é realizar 88 palestras para produtores, sendo oito em exposições agropecuárias, além de atividades educativas em universidades e escolas. A maratona é uma ação da Campanha de Qualidade do Leite, lançada no dia 10 de julho em Ji-Paraná e com foco nos 13 municípios que compõem o Território Central da Cidadania em Rondônia.

As palestras abordam temas importantes da produção leiteira em pequenas propriedades, como cuidados com o animal, higiene na ordenha, armazenamento, transporte do produto e normas técnicas. Pesquisador da Embrapa Gado de Leite, de Minas Gerais, o médico veterinário José Renaldi Feitosa Brito foi um dos convidados da palestra inaugural da campanha e mostrou que pequenos cuidados na hora da ordenha podem evitar a contaminação do leite com água ou sujeira.

Como material de apoio, o produtor pode levar para casa um cartaz com os dez passos da ordenha manual. O guia mostra, por exemplo, como conduzir a vaca, como prepará-la para a ordenha e os cuidados que precisam ser tomados após a retirada do leite. Também lembra da necessidade de desinfetar as tetas após a ordenha. O leite não pode ser coado no pano, alerta o manual, que mostra, por fim, a maneira correta de lavar os vasilhames de armazenamento de leite.

Até agora, foram realizadas palestras nas exposições agropecuárias de Ji-Paraná, Mirante da Serra, Governador Jorge Teixeira e Alvorada do Oeste. O próximo evento conta com a participação dos médicos veterinários Marivaldo Figueiró e Luciana Gatto Brito, da Embrapa, e está marcado para sexta-feira, dia 14, às 10h, no parque de exposições do município de Ouro Preto do Oeste. A entrada é gratuita e será oferecido almoço aos participantes.

A Campanha de Qualidade do Leite é coordenada pelo Sebrae, pela Emater-RO, pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária e pela Embrapa Rondônia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, ligada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Além das palestras, são produzidas peças publicitárias para veiculação na mídia estadual. A campanha segue até dezembro.

Embrapa Rondônia

www.cpafro.embrapa.br

Data: 12-08-2009
Fonte: Embrapa
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Genômica e melhoramento genético em bovinos
»Produtores rurais serão beneficiados com a distribuição gratuita de 12 mil doses de sêmen da raça Girolando
»Estado de Roraima é considerado risco médio para febre aftosa
»Embrapa lança software para controle de verminose em ovinos na Agrifam
»Assentados paranaenses contarão com Salas da Cidadania para acessar serviços prestados pelo Incra

Notícias anteriores
06-13/Nov  14-21/Nov  22-29/Nov  30/Nov-07/Dez    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2019 Agronline.com.br