Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Pecuária
Pará vai adotar Guia de Trânsito Animal Eletrônica para rebanho bovino
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento está na região sul do Pará fazendo cadastramento em propriedades rurais de seis municípios, que até o final do ano, passarão a adotar a Guia de Trânsito Animal Eletrônica (GTA).

A GTA permitirá a certificação de produtos e subprodutos de origem animal às normas sanitárias e ambientais dispostas pela vigilância sanitária e pelo TAC (Termo de Ajuste de Conduta) assinado no mês passado pelo Governo do Estado, Ministério Público e frigoríficos.

Os municípios visitados são Marabá, São Félix do Xingu, Ourilândia do Norte, Tucumã, Água Azul do Norte e Eldorado de Carajás. A escolha desta região para iniciar a implantação da GTA se deu porque os seis municípios reúnem quatro milhões de cabeças, cerca 21% de todo gado paraense. Além disso, esta já é uma região 100% livre da aftosa com vacinação. Hoje, a pecuária representa 45% do Produto Interno Bruto (PIB) do Pará.

Cadastro - Para que a GTA Eletrônica possa ser implantada com êxito é fundamental realizar o cadastramento georreferenciado das propriedades rurais que deve ser concluído em 60 dias. A meta é que tudo esteja pronto para que as guias comecem a ser adotadas em dezembro. O trabalho até agora já possibilitou o cadastramento de mais de 14 mil propriedades.

"Queremos com nosso produto demonstrar para o consumidor brasileiro e mundial que produzimos com sustentabilidade e desmatamento zero", destacou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Carlos Xavier.

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Governo do Pará

Ex-Libris Comunicação Integrada (11) 3266-6088

Data: 11-08-2009
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Genômica e melhoramento genético em bovinos
»Produtores rurais serão beneficiados com a distribuição gratuita de 12 mil doses de sêmen da raça Girolando
»Estado de Roraima é considerado risco médio para febre aftosa
»Embrapa lança software para controle de verminose em ovinos na Agrifam
»Assentados paranaenses contarão com Salas da Cidadania para acessar serviços prestados pelo Incra

Notícias anteriores
27/Out-03/Nov  04-11/Nov  12-19/Nov  20-27/Nov    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2019 Agronline.com.br