Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Agricultura
PR - Milho testa nova tecnologia
O Paraná e o Brasil terão a primeira safra de milho Bt de fato. No último ciclo de verão, a variedade que combate a lagarta apareceu como uma opção, mas de forma muito tímida no campo, até porque a disponibilidade de sementes era muito limitada. Segundo levantamento da Expedição Safra RPC, apenas 4% da área destinada ao cereal no estado foi coberta com milho transgênico. Na safrinha, ainda em fase de colheita, essa participação teria saltado para 31%. Para a temporada 2009/10, a quantidade de sementes certificadas colocadas no mercado, conforme os multiplicadores, seria suficiente para cobrir com Bt pouco mais de 25% da área no país ou mais da metade no Paraná, o maior produtor nacional.

Há quem aposte, porém, que a opção pela tecnologia transgênica deve ser bem maior e chegar a 30%. Um dado mais preciso virá com o início do plantio, em setembro. Mas, assim como a redução da área total destinada ao milho, tida como certa no planejamento da safra, o cenário ainda é de especulação. Quem vai dizer, na verdade, se o produtor vai ampliar ou reduzir a área de soja ou milho ou então se ele vai plantar mais ou menos transgênico, será o mercado, o clima e, principalmente, seus custos de produção. Vale lembrar que a opção pelas sementes geneticamente modificadas passa, quase que essencialmente, pela redução de custo. Com o milho Bt, por exemplo, é possível baixar de três, quatro ou até cinco para apenas uma ou duas aplicações de fungicidas para o controle da lagarta.

Na edição de hoje, o Ca­­minhos do Campo traz uma prévia sobre a adoção dessa tecnologia na próxima safra. São apenas projeções, nada consolidado, mas que elegem a próxima safra como o grande teste do milho Bt.

Data: 11-08-2009
Fonte: Gazeta do Povo
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Resistência na ferrugem da soja ganha força
»Resistência na ferrugem da soja ganha força
»Produtores do RS já colheram 8,5 milhões de toneladas de arroz
»SC quer erradicar cancro europeu dos pomares de maçã
»Curso Internacional de Sementes: Fisiologia e Qualidade

Notícias anteriores
06-13/Nov  14-21/Nov  22-29/Nov  30/Nov-07/Dez    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2019 Agronline.com.br