Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Agricultura
PR - Governo do Paraná vai desembolsar R$ 3 milhões para seguro do trigo
O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, autorizou nesta segunda-feira (10) a publicação do edital de credenciamento para as sociedades seguradoras que trabalham com seguro rural. Esse ato consolida a intenção do Governo do Paraná de subvencionar, a partir da safra 2009, o seguro rural para o trigo.

Este ano, o governo do Estado deverá desembolsar cerca de R$ 3 milhões só com o seguro do trigo. A continuidade da subvenção para o ano que vem será colocada em orçamento para 2010, informou o secretário.

Segundo Bianchini, esse pagamento deverá ser feito pelo governador Roberto Requião na próxima Escola de Governo, de 25 de agosto, quando se comemora o início da colheita de trigo no Paraná. “Essa iniciativa certamente vai ajudar o Estado a ter novamente uma produção recorde de trigo para o ano que vem”, disse o secretário. Esse ano, se continuarem as condições normais de clima, deverão ser colhidas 3,38 milhões de toneladas do grão, volume considerado recorde.

Conforme estimativa do Departamento de Economia Rural (Deral), a subvenção ao prêmio do seguro do trigo deverá beneficiar cerca de 6.400 produtores que cultivam o grão no Paraná. A área total segurada nesta safra deverá alcançar cerca de 160 mil hectares.

O Governo do Estado vai subvencionar 50% do custo do prêmio ou taxa pago atualmente pelos produtores rurais sempre que utilizam o seguro rural privado para amparar suas lavouras de trigo contra as principais adversidades climáticas como geadas, seca, excesso de chuvas, granizos e outras.

Quando se tratar de lavouras irrigadas, com adesão ao Programa de Irrigação Noturna, o percentual da subvenção chega a 100% do valor do prêmio desembolsado pelos produtores. O passo seguinte será a contratação das sociedades seguradoras pela Agência de Fomento do Estado do Paraná, que fará o pagamento do valor da subvenção, informou o diretor do Deral, Francisco Carlos Simioni.

A subvenção ao prêmio do seguro do trigo também é feita pelo Governo Federal, que arca com 70% do valor da taxa. Com isso, os custos de seguro para os produtores rurais no Paraná tendem a zero, considerando os 100% de subvenção que serão concedidos aos produtores que aderirem ao Programa de Irrigação Noturna, informou Simioni.

Data: 11-08-2009
Fonte: Agência Estadual de Notícias - PR
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Resistência na ferrugem da soja ganha força
»Resistência na ferrugem da soja ganha força
»Produtores do RS já colheram 8,5 milhões de toneladas de arroz
»SC quer erradicar cancro europeu dos pomares de maçã
»Curso Internacional de Sementes: Fisiologia e Qualidade

Notícias anteriores
28/Out-04/Nov  05-12/Nov  13-20/Nov  21-28/Nov    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2019 Agronline.com.br