Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Pecuária
Embrapa Gado de Corte realiza dia de campo sobre ovino na Fazenda Modelode de Terenos, MS
Técnicas de manejo adequadas e estratégias de suplementação na seca são alguns dos assuntos do 2º Dia de Campo de Ovinocultura a ser realizado na Fazenda Modelo – propriedade da Embrapa Gado de Corte, uma das Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), localizada no município de Terenos, MS.

O evento será realizado no dia 28 de agosto (sexta-feira) das 8 às 14 horas nas instalações do Arranjo Produtivo Local (APL) de ovinocaprinocultura.

O dia de campo é dirigido a produtores, técnicos e agentes ligados ao setor que procuram pela troca de experiências e por informações atualizadas. A programação inclui apresentação de resultados de pesquisas relativos à suplementação na seca, cuidados sanitários ao nascimento do cordeiro, controle da verminose e rendimento comercial da carcaça ovina. O objetivo do evento é promover o desenvolvimento, a organização e a consolidação da ovinocultura no Mato Grosso do Sul como agronegócio e criar oportunidade de produção e renda.

Para o pesquisador Fernando Reis, líder do Núcleo Centro Oeste de ovinocaprinocultura e responsável técnico pelo evento, o crescimento no setor em Mato Grosso do Sul é uma realidade. Segundo ele, em 10 anos a produção cresceu 33%, ao passo que no Brasil, no mesmo período, o crescimento foi de 3%.

A ovinocultura de corte tem sido considerada uma boa alternativa para pequenos, médios e grandes produtores rurais da região. “Nosso foco hoje é aumentar o consumo da carne ovina e para isso estamos estudando genética, alimentação e sanidade”, diz Fernando.

No dia de campo será discutido um dos problemas que afeta o desenvolvimento e a saúde dos ovinos que é a verminose. Novos procedimentos de controle serão mostrados e discutidos com os participantes. Um dos problemas no controle dos vermes nos ovinos, segundo Fernando Reis, é o uso indiscriminado de produtos químicos que causa resistência dos vermes impedindo um tratamento mais efetivo. Esse assunto será apresentado pelos pesquisadores João Batista Catto da Embrapa Gado de Corte e pela professora Juliana Carrijo da Faculdades Anhanguera de Dourados.

Os interessados em participar do dia de campo estão livres de pagamento de taxa de inscrição e devem se dirigir no dia 28 de agosto até a sede da Embrapa Gado de Corte na BR 262, km 4 (saída para Aquidauana), às 7h30. A saída dos ônibus para a Fazenda Modelo, distante 20 km da sede, sairão às 7h45.

O dia de Campo de Ovinocultura é uma realização da Embrapa Gado de Corte que conta com a parceria da Embrapa Caprinos e Ovinos e apoio de entidades da iniciativa privada e governo federal e estadual. A Organização é da Área de Comunicação Empresarial – ACE.

Outras informações poderão ser conhecidas no site da Embrapa Gado de Corte: WWW.cnpgc.embrapa.br ou pelo telefone (67) 3368-2038 com Websten Cesário

Embrapa Gado de Corte

Data: 11-08-2009
Fonte: Embrapa
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Genômica e melhoramento genético em bovinos
»Produtores rurais serão beneficiados com a distribuição gratuita de 12 mil doses de sêmen da raça Girolando
»Estado de Roraima é considerado risco médio para febre aftosa
»Embrapa lança software para controle de verminose em ovinos na Agrifam
»Assentados paranaenses contarão com Salas da Cidadania para acessar serviços prestados pelo Incra

Notícias anteriores
31/Out-07/Nov  08-15/Nov  16-23/Nov  24/Nov-01/Dez    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2019 Agronline.com.br