Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Pecuária
Mapa promove simulado para ameaças à sanidade bovina
Mais de 160 profissionais participam, até sexta-feira (14), de simulado para ações de emergência sanitária em doenças de bovinos, com enfoque para a febre aftosa. O exercício é realizado na região de Cáceres/MT e tem o propósito de capacitar o serviço médico veterinário oficial para respostas rápidas a possíveis ameaças à sanidade do rebanho brasileiro.

Participam do treinamento 60 veterinários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e órgãos estaduais responsáveis pela defesa sanitária animal de 12 unidades federativas: Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Sergipe, Rio Grande do Sul e Piauí.

A iniciativa é parte do curso de gestores e executores em emergência, promovido pelo Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa/OMS), em cooperação técnica com o Mapa. O Departamento de Saúde Animal, da Secretaria de Defesa Agropecuária (DSA/SDA) já notificou a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) sobre o treinamento.

O simulado conta, também, com quatro médicos oficiais da Bolívia, tendo em vista que Mato Grosso faz fronteira com aquele país. Segundo o coordenador-geral de Combate a Doenças, do DSA, Guilherme Marques, este trabalho conjunto é benéfico para os dois países. “Estamos trabalhando com raio de 25 quilômetros dos focos identificados no simulado. Dessa forma, estaremos prontos para dar respostas rápidas de maneira conjunta”, ressalta.

O Ministério da Defesa fornece apoio operacional às ações, com sistema de comunicações por satélite, que permite troca de informações entre os participantes do simulado e o nível central do Ministério da Agricultura, em Brasília/DF. “É possível discutir, em tempo real, a melhor estratégia para controlar e combater a doença e otimizar a estrutura de comando e controle”, explica Marques.

Data: 11-08-2009
Fonte: Mapa
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Genômica e melhoramento genético em bovinos
»Produtores rurais serão beneficiados com a distribuição gratuita de 12 mil doses de sêmen da raça Girolando
»Estado de Roraima é considerado risco médio para febre aftosa
»Embrapa lança software para controle de verminose em ovinos na Agrifam
»Assentados paranaenses contarão com Salas da Cidadania para acessar serviços prestados pelo Incra

Notícias anteriores
29/Out-05/Nov  06-13/Nov  14-21/Nov  22-29/Nov    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2019 Agronline.com.br