Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Agricultura
PR - Ferrugem Asiática: Infração ao vazio sanitário já rendeu 43 autuações no PR
Desde o início do período de vazio sanitário para a soja, em 15 de junho, o Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária (Defis) da Secretaria Estadual da Agricultura (Seab) já autuou 43 propriedades rurais, que contabilizaram 1.110 hectares em situação irregular. As regiões com maior número de autuações são as de Campo Mourão (Centro-Oeste), Cornélio Procópio (Norte Pioneiro) e Francisco Beltrão (Sudoeste). Novos números sobre a ação do Defis devem ser liberados a partir do dia 15.

Segundo a regulamentação que instituiu o vazio sanitário, de 15 de junho a 15 de setembro fica proibida a permanência de soja no campo. O trabalho de fiscalização começou antes do início do vazio. Funcionários do Defis notificaram 130 propriedades que poderiam “estourar” a data-limite. Antes disso, todos os produtores de soja safrinha deveriam colher ou eliminar as plantas vivas da fazenda, inclusive aquelas involuntárias. No caso do não cumprimento das medidas, o responsável pode ser multado em até R$ 5 mil.

Embora restrinja a produção de soja na safrinha, o vazio sanitário contribui para diminuir, na safra de verão, a quantidade de esporos do fungo causador da ferrugem asiática, que causou prejuízos de mais de US$ 10 bilhões à agricultura brasileira desde seu surgimento, há 11 anos. A área total da soja safrinha em 2009 ficou em 64 mil hectares e rendeu 90 mil toneladas, o que representa 1% do total da produção anual da oleaginosa no Paraná.

Atualmente, o vazio sanitário também é adotado em outros dez estados brasileiros. No ano passado, o Consócio Antiferrugem registrou 2.884 focos da doenças nas lavouras brasileiras, sendo 1.552 casos no Paraná.

Data: 11-08-2009
Fonte: Gazeta do Povo
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Resistência na ferrugem da soja ganha força
»Resistência na ferrugem da soja ganha força
»Produtores do RS já colheram 8,5 milhões de toneladas de arroz
»SC quer erradicar cancro europeu dos pomares de maçã
»Curso Internacional de Sementes: Fisiologia e Qualidade

Notícias anteriores
06-13/Nov  14-21/Nov  22-29/Nov  30/Nov-07/Dez    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2019 Agronline.com.br