Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Pecuária
PR - IAPAR e Atimop realizam Dia de Campo da Mandioca
O IAPAR e a Associação Técnica das Indústrias de Mandioca do Paraná (Atimop) promoveram o 7º Dia de Campo da Mandioca, na última quarta-feira (5). O diretor-presidente do instituto, José Augusto Teixeira de Freitas Picheth, esteve presente no evento, que atraiu cerca de 850 pessoas entre agricultores e técnicos.

O dia de campo foi realizado na área da Base Náutica de Marechal Cândido Rondon – atualmente sob responsabilidade do IAPAR, localizada no distrito de Porto Mendes, margeando o lago de Itaipu. Na ocasião, o instituto e a associação assinaram um acordo de cooperação.

O diretor técnico-científico do IAPAR, Arnaldo Colozzi, que também participou do evento, disse que a parceria vai auxiliar nas pesquisas de melhoramento genético da mandioca e seu cultivo na região noroeste do Paraná, além de propiciar trabalhos em conjunto com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Marechal Cândido Rondon.

Mecanização – A ênfase da programação do dia de campo deste ano foi a mecanização da cultura. O evento contou com palestras e dinâmicas de máquinas e equipamentos e as melhores técnicas de cultivo da mandioca. O pesquisador do IAPAR Mário Takahashi e o profissional de ciência e tecnologia do instituto Dacio Antonio Benassi proferiram palestras sobre “Mecanização do plantio e da colheita” e “Regulagens e cuidados na operação de pulverizadores agrícolas”, respectivamente.

Pragas emergentes, plantio direto e preparo do solo na mandiocultura foram outros temas abordados por estudiosos da Colômbia e da Unioeste de Marechal Cândido Rondon. O dia de campo ainda premiou o maior pé de mandioca. Na segunda edição do concurso, a vencedora foi uma planta de 170 kg do produtor Irineu Vidal, que recebeu o prêmio em dinheiro das mãos de Picheth.

Data: 10-08-2009
Fonte: IAPAR - PR
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Genômica e melhoramento genético em bovinos
»Produtores rurais serão beneficiados com a distribuição gratuita de 12 mil doses de sêmen da raça Girolando
»Estado de Roraima é considerado risco médio para febre aftosa
»Embrapa lança software para controle de verminose em ovinos na Agrifam
»Assentados paranaenses contarão com Salas da Cidadania para acessar serviços prestados pelo Incra

Notícias anteriores
06-13/Nov  14-21/Nov  22-29/Nov  30/Nov-07/Dez    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2019 Agronline.com.br