Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Política
Comissão rejeita nova tributação para importador da agroindústria
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio rejeitou na quarta-feira (5) o Projeto de Lei 3595/08, do deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), que estende aos importadores de produtos agroindustriais as mesmas contribuições sociais aplicadas aos produtos nacionais. O objetivo da proposta é assegurar isonomia e evitar concorrência desleal com os produtos nacionais.

O relator, deputado Albano Franco (PSDB-SE), considerou que o projeto pode, ao contrário do que pretende o autor, beneficiar os importadores. Ele lembrou que o segmento de importação de produtos agroindustriais compõe o setor de serviços e sofre a tributação dos seus ganhos em conformidade com a regra geral prevista na Lei 8.212/91 (Lei Orgânica da Seguridade Social), com incidência sobre a folha salarial.

"Em tese, há uma tributação equivalente a todos os demais segmentos econômicos, não se caracterizando o tratamento diferenciado favorável aos importadores relativamente aos produtores agroindustriais brasileiros", disse Albano Franco.

Por outro lado, o relator lembrou que a Lei 10.256/01 desonerou o setor agroindustrial brasileiro nas contribuições para a Seguridade Social. Atualmente, a contribuição devida pela agroindústria brasileira, incidente sobre o valor da receita bruta da comercialização da produção, é de 2,5% para a Seguridade Social e de 0,1% para o financiamento do benefício da aposentadoria especial e daqueles pagos por incapacidade para o trabalho em razão dos riscos das atividades agroindustriais.

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, já havia sido rejeitado anteriormente pela Comissão de Seguridade Social e Família, pelos mesmos motivos. O texto ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Data: 07-08-2009
Fonte: Agência Câmara
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Kátia Abreu reúne-se com presidente da JBS
»Garantia-Safra começa a ser pago em agosto a mais de 280 mil agricultores familiares
»Ministro participa de assinatura de cooperação com o MDS
»Ministro participa do lançamento da Semana Nacional da Carne Suína
»Comissão adia novamente a votação do relatório da MP do Código Florestal

Notícias anteriores
28/Out-04/Nov  05-12/Nov  13-20/Nov  21-28/Nov    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2019 Agronline.com.br