Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Pecuária
MT- Lucas R.Verde busca fortalecer economia com ovinocultura
Município que tem na agricultura uma das principais atividades geradoras de renda, Lucas do Rio Verde busca formas de diversificar a economia. Entre as novas alternativas está a ovinocultura, com a criação de cordeiros (resultado do cruzamento entre ovelha e carneiro) destinados ao consumo humano. No município foi criado um selo que permite identificar tais peças nas gôndulas de supermercados entre outros estabelecimentos comerciais.

Segundo a secretária de Agricultura, Luciane Copetti, a ideia está atrelada não apenas a venda e consumo da carne de carneiro mas sim do cordeiro, oferecendo uma nova opção ao paladar dos consumidores. O Núcleo de Criadores de Ovinos de Lucas e o poder público têm implementado ações que visem difundir tal ideal.

A primeira delas ocorreu durante a Expolucas, com a realização da Cordeirada, quando pratos a base do animal foram vendidos. “Até 2005 tínhamos nossa atividade pautada na agricultura. Após um evento que foi realizado sobre diversificação começamos a inserir novas alternativas de viabilizar a propriedade rural e a ovinocultura foi uma destas. A partir de 2007 foi criado o núcleo de criadores”, declarou, ao Só Notícias.

Em Lucas do Rio Verde, explica a secretária, o abate de animais desta cadeia ocorre em um abatedouro particular. “É preciso trabalhar para estes produtores terem seu abatedor e com a inspeção municipal para vender no município e pensando mais alto, um estadual para vender fora. Este é um dos gargalos do setor. A atividade é rentável desde que o produtor tenha mercado”, acrescentou a secretária.

A representante salienta ainda a necessidade de somar esforços junto às empresas da cidade no tocante a venda da carne do cordeiro. Em Lucas do Rio Verde há cerca de 10 criadores (entre pequenos e médios) dedicando-se à ovinocultura. O plantel registrado gira em torno de cinco mil matrizes (ovelhas) e dez mil cabeças de ovinos.

Data: 07-08-2009
Fonte: Só Notícias
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Genômica e melhoramento genético em bovinos
»Produtores rurais serão beneficiados com a distribuição gratuita de 12 mil doses de sêmen da raça Girolando
»Estado de Roraima é considerado risco médio para febre aftosa
»Embrapa lança software para controle de verminose em ovinos na Agrifam
»Assentados paranaenses contarão com Salas da Cidadania para acessar serviços prestados pelo Incra

Notícias anteriores
27/Out-03/Nov  04-11/Nov  12-19/Nov  20-27/Nov    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2019 Agronline.com.br