Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Pecuária
Fazendas com maior número de bovinos estão nos Estados de pecuária de corte
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) os 170 milhões de bovinos existentes no País estão distribuídos em 2,65 milhões de estabelecimentos.

A média de 64 animais por propriedade parece baixa, mas é preciso levar também em consideração a pecuária leiteira, atividade que geralmente abriga um menor número de animais por propriedade por exigir maior investimento.

Minas Gerais é o Estado que mais possui propriedades com bovinos. São cerca de 350 mil fazendas (13% do total do Brasil). Em seguida vem o Rio Grande do Sul, com 328 mil propriedades (12,4% das fazendas do Brasil). Estes são justamente os maiores produtores de leite do Brasil, com 27,8% e 11,3% de representatividade da produção nacional, respectivamente. A atividade leiteira é caracterizada por um rebanho menor do que a pecuária de corte, pois exige maiores investimentos. Nestes dois Estados, o número médio de animais por propriedade é de 60 (em Minas Gerais) e 34 no Rio Grande do Sul.

Em Estados fortes em pecuária de corte, o número de fazendas é bem menor, mas o tamanho do rebanho é maior por propriedade. Mato Grosso do Sul libera o ranking do maior número de animais por propriedade, em torno de 380, seguido por Mato Grosso, 242 animais, Pará e Goiás (com 155 animais por fazenda). Enquanto o rebanho bovino do Mato Grosso do Sul é 17,4 milhões de cabeças, distribuídas em 46 mil propriedades, Minas Gerais tem 21 milhões de cabeças em 350 mil propriedades (quase 8 vezes mais fazendas que no Mato Grosso do Sul).

A concentração da pecuária (maiores fazendas) pode indicar maior especialização e maior ganho em escala, pois existe uma tendência de que, com os preços das commodities em queda, esse processo de concentração cada vez mais aumente. No entanto, a disseminação da atividade pode distribuir melhor a renda no campo.

Maria Gabriela Tonini

Médica Veterinária - Scot Consultoria

Data: 06-08-2009
Fonte: Scot Consultoria
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Genômica e melhoramento genético em bovinos
»Produtores rurais serão beneficiados com a distribuição gratuita de 12 mil doses de sêmen da raça Girolando
»Estado de Roraima é considerado risco médio para febre aftosa
»Embrapa lança software para controle de verminose em ovinos na Agrifam
»Assentados paranaenses contarão com Salas da Cidadania para acessar serviços prestados pelo Incra

Notícias anteriores
06-13/Nov  14-21/Nov  22-29/Nov  30/Nov-07/Dez    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2019 Agronline.com.br