Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Agricultura
Produção de soja na Bahia
O tempo está ajudando os produtores de soja do oeste da Bahia. Este ano, a área plantada é maior, mesmo assim os agricultores não apostam num aumento da safra.

Na fazenda que fica no município de Luis Eduardo Magalhães o produtor Siegfried Epp manteve a área plantada na safra passada, que foi de 12 mil hectares. Ele disse que o atraso das chuvas no período do plantio em novembro não comprometeu o andamento da lavoura, que está em estágio de floração.

“Eu avaliou que está ótima a lavoura. O clima está correndo bem. Se continuar dessa forma nós devemos ter uma colheita normal”, disse seu Siegfried.

O engenheiro agrônomo Ingbert Döwich explicou que na maioria das fazendas da região as lavouras estão se desenvolvendo bem. Mas é preciso muita atenção nesse momento por causa das doenças que atacam as plantas a partir desse estágio de floração.

“A ferrugem este ano entrou um pouco mais cedo. Então, já temos uma série de focos confirmados. Nós vamos ter que ter um cuidado muito grande com a ferrugem e com relação às outras doenças”, alertou o agrônomo.

Esse ano, a área plantada de soja na região oeste da Bahia aumentou em relação à safra passada. Pulou de 935 mil hectares para 965 mil hectares. Mas, segundo o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, isso não significa aumento na produção do grão.

“A tecnologia utilizada no plantio com insumos, principalmente fertilizantes, se reduziu em relação ao ano passado devido muito ao elevado custo da implantação”, disse Vanir Kolln, presidente do sindicato.

A Bahia é o principal produtor de soja do Nordeste e responde por 4% da produção nacional.

Data: 04-02-2009
Fonte: Globo Rural
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Acordo com a Anfavea facilita a venda de tratores para agricultura familiar
»Sistema de Análise de Risco de Pragas é lançado pelo Mapa
»Composto Bokashi é alternativa para produção orgânica
»Encontro de fitopatologistas discute alternativas para manejo resistente
»Boas práticas na coleta ajudam a melhorar a qualidade da castanha-do-brasil em Mato Grosso

Notícias anteriores
16-23/Out  24-31/Out  01-08/Nov  09-16/Nov    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2014 Agronline.com.br