Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Geral
Livro sobre boas práticas de fabricação na Agricultura Familiar está disponível para download gratuito
O livro Recomendações Básicas para Aplicação das Boas Práticas Agropecuárias e Fabricação na Agricultura Familiar, organizado pelo pesquisador Fenelon do Nascimento Neto, da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ), está disponível para download gratuito no site do Ministério do Desenvolvimento Agrário (http://smap.mda.gov.br/documentos/Documento.aspx?IDDoc=7). A publicação dirige-se a técnicos ligados à agroindústria familiar e destaca os processos que garantem a qualidade e a segurança dos alimentos produzidos e processados.

Exigências legais, recomendações técnicas de boas práticas agropecuárias e de fabricação (BPA e BPF), rotulagem, transporte e armazenamento são alguns dos tópicos abordados. O livro também traz recomendações para o processamento mínimo de vegetais e a pós-colheita de frutas e hortaliças, áreas sensíveis e agregadoras de valor à produção familiar.

De acordo com o pesquisador, a obra surgiu da demanda de extencionistas e pequenos produtores que têm dificuldade para encontrar informações técnico-operacionais de processamento de alimentos em pequena escala. O fato compromete a qualidade e a segurança dos alimentos pois facilita a ocorrência de problemas físicos, químicos e biológicos nos produtos ofertados ao consumidor.

A obra tem abordagem multidisciplinar e conta com a colaboração de 36 profissionais das áreas de agronomia, biologia, farmácia, veterinária, zootecnia e engenharia de alimentos. “A publicação serve de subsídio para tornar os Manuais de Boas Práticas Agropecuárias e de Fabricação uma ferramenta factível e realmente útil”, salientou Nascimento Neto.

A parceria entre a Embrapa e a Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrária (MDA) também tem propiciado a oferta de cursos de BPF em todo o Brasil. Este ano, cerca de 300 técnicos ligados a agroindústria familiar serão capacitados em 17 Estados mais o Distrito Federal.

Por meio de teoria, prática e visitas monitoradas às empresas locais, o curso quer capacitar os técnicos a compreender os fatores relacionados à deterioração de alimentos; a conhecer as práticas que evitam a depreciação prematura do produto; e a ter plena condição de elaborar manuais de boas práticas.

Os técnicos são selecionados por articuladores locais ligados ao serviço público de extensão. Em Palmas (TO), por exemplo, os 25 selecionados para o curso dessa semana (7 a 11 de abril) foram escolhidos pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). Os próximos cursos serão no Paraná, Piauí, Amazonas, Sergipe, Ceará, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará e Pernambuco.

Outras informações:

Embrapa Agroindústria de Alimentos

Data: 08-04-2008
Fonte: Embrapa
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Método de análise multirresíduo aperfeiçoa e agiliza a avaliação da qualidade do leite
»Embrapa demonstra a viabilidade de plantio de morango orgânico em Sergipe
»Livro sobre o mundo rural brasileiro será lançado em Curitiba
»“Cavalgada das Cavalgadas” marca nova era do Campolina
»Sistema de Gestão Fundiária ganha prêmio de inovação na gestão pública

Notícias anteriores
15-22/Jul  23-30/Jul  31/Jul-07/Ago  08-15/Ago    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2014 Agronline.com.br