Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Geral
Palestras e plantões marcam participação da Embrapa na Expogrande que vai até o dia 17 de abril
“Ao participarmos da maior e mais tradicional feira Agropecuária de Mato Grosso do Sul estamos cumprindo um de nossos papéis que é divulgar tecnologias que incrementam a agropecuária brasileira”. Declarou o Chefe-Geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Oliveira Soares, durante os trabalhos no Parque Laucídio Coelho em Campo Grande, MS, onde está sendo realizada a 78ª Expogrande. Ele ressaltou a relevância da participação da Embrapa em feiras e exposições rurais e que a aproximação com o público urbano é tão importante quanto com os produtores rurais, profissionais e técnicos em agropecuária e estudantes - público alvo das palestras proferidas pelos pesquisadores da Embrapa durante a Exposição, que começou no dia 7 de abril.

Nesta Expogrande foram proferidas oito palestras. A última aconteceu na manhã de hoje, dia 12, no auditório da Acrissul pelo pesquisador Gilberto Romeiro Menezes que apresentou o programa de avaliação genética e sumário da raça Senepol (Geneplus/Embrapa). A palestra fez parte do curso técnico sobre a raça, organizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), que termina amanhã. Cleber Soares destacou na abertura do evento a profícua parceria entre a Embrapa e a Associação e parabenizou a entidade pelos 16 anos de trabalho e evolução da raça que hoje é destaque entre as que mais crescem no Brasil.

As palestras técnicas terminaram, mas os técnicos da Embrapa vão continuar de plantão no estande para atender o público. Os visitantes poderão passar no espaço da Embrapa para tirar dúvidas com os plantonistas sobre diversos assuntos ligados às pesquisas de gado de corte e até levar gratuitamente folders diversos com informações práticas a respeito de carne bovina, por exemplo, tão apreciada e consumida pela população. Em um material se obtém informações sobre cortes, valor nutricional, amaciamento artificial, cor ideal, mitos e realidades de seu consumo e porque a carne é uma fonte de proteína importante para a saúde humana. Além dessa divulgação outras informações podem ser obtidas em um bate-papo com os plantonistas a partir das 14 até às 21hs no estande da Embrapa instalado no pavilhão do governo do Estado.

Neste mesmo pavilhão o visitante poderá conferir e adquirir peças de artesanato indígena, de fibra de madeira, cerâmica e produtos da agricultura familiar como mel e frutas, licores, geleias dentre outros. Deste pavilhão participam a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer),Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de MS, Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) e Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur).

Qualidade técnica marcaram apresentações das palestras na Expogrande

“A marca registrada da Embrapa é a qualidade técnica das apresentações”, A afirmativa foi um grupo de estudantes de medicina-veterinária que assistiram as quatro palestras no dia 8 de abril no auditório da Acrissul. Os temas desenvolvidos pelos pesquisadores chamaram a atenção do público presente pela forma simples e objetiva dos oradores.

O primeiro a discursar foi Rodrigo Gomes. Ele falou de como produzir o novilho precoce, de valorização do produto, de pagamento diferenciado, de lucratividade na fazenda, de técnicas para diminuir a idade de abate dentre outras informações complementadas ao final de sua palestra.

O segundo tema apresentado pela pesquisadora Alessandra Corallo Nicácio foi sobre reprodução animal: estação de monta e Inseminação Artificial em Tempo Fixo. Muitas dicas práticas e recomendações, como por exemplo: de se trabalhar com estação de monta e prestar atenção no cio, se demorou a ciclar, prestar atenção na comida. Dados passados pela pesquisadora que ainda impressionam como da idade a primeira cria de quatro anos quando o ideal é de 1.7 a 2.6 anos e intervalo entre partos de 21 meses sendo que o certo é de 12 meses, fora disso é prejuízo para o produtor. Em sua palestra Nicácio mostrou como é possível corrigir esses números.

A terceira palestra foi dirigida à saúde animal. A pesquisadora Vanessa Felipe de Souza chamou atenção desde os primeiros cuidados que se deve ter com os bezerros recém-nascidos até a fase adulta. Vacinações, desmama, controle de endo e ecto parasitos, manejo sanitário, programas de irradicação de doenças e tudo que possa influenciar negativamente na saúde animal. O que deve ser evitado e o que deve ser feito para se obter um animal saudável e produtivo. A quarta palestra do ciclo com a doutora Denise Montagner tratou sobre alimentação, mais precisamente sobe manejo de pastagem. Como a alimentação é a base para manter uma boa nutrição animal, o pasto deve ser visto como uma cultura que deve ser bem planejada, manejada, adubada etc. A pesquisadora passou várias orientações de como obter pasto para usar na seca, e que capins são melhores para usar nas águas. “Na seca, as braquiárias, os tiftons, o paiaguás e outros e os panicuns nas águas”, sugere a pesquisadora. Ensinou também como e em que época vedar um pasto para usar no período crítico. “Foram muitas dicas preciosas”, comentou, uma das participantes.

Além do Ciclo, a Embrapa participou no dia 11, do 29° Encontro de Tecnologias para Pecuária de Corte, com apresentação da pesquisadora Fabiana Villa Alves, sobre integração-Lavoura-Pecuária-Floresta; dia 10, de Dia de Campo da raça Senepol com apresentações dos pesquisadores Rodrigo Gomes e Gilberto Menezes e no dia 9, do 14º Simpósio Sul-Matogrossense de Ovinocultura quando os pesquisadores Fernando Reis e José Alexandre da Costa coordenaram o evento realizado na Acrissul, organizado pela Associação Sul-mato-grossense de Criadores de Ovinos (ASMACO).

Embrapa Gado de Corte

Data: 13-04-2016
Fonte: Embrapa
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Brandt investe no potencial de crescimento da agricultura brasileira e dobra de tamanho em dois anos
»Mais de duas mil pessoas prestigiam Ação Cooperada em Erechim
»Pesquisa desenvolve biscoito de cereais integrais com recheio de polpa de frutas brasileiras
»AgroBrasília 2017: Sucessão Familiar é tema da Feira
»Nutron auxilia produtores de suínos a diminuir o impacto das micotoxinas

Notícias anteriores
20-27/Abr  28/Abr-05/Mai  06-13/Mai  14-21/Mai    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br