Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Agricultura
Composto Bokashi é alternativa para produção orgânica
Quem escolhe produzir alimentos limpos, livres de químicos e venenos, pode contar com o composto Bokashi – “fermento” em japonês – como um aliado. Produtores de Porto Vera Cruz, Noroeste do Estado, têm aproveitado o composto como um revitalizador do solo na produção de frutíferas e hortaliças.

O assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, na área de produção vegetal, engenheiro agrônomo Gilmar Francisco Vione, explica que se trata de uma espécie de fermento biológico. “O composto tem como uma das funções ativar a microbiologia do solo, proporcionando, ao mesmo tempo, a melhoria da fertilidade, a aeração e a saúde das plantas.” Por esses motivos algumas demonstrações de aproveitamento do produto têm sido realizadas. Uma dessas oportunidades ocorreu na última semana, em Porto Vera Cruz.

Na propriedade do casal Djavan Kretschmer e Grazieli Horn, produtores integrantes do grupo dos orgânicos Pioneiros do Porto acompanharam a elaboração do composto, com o intuito de aproveitá-lo como uma alternativa aos adubos químicos, que normalmente degradam a vida do solo. Este é considerado um método econômico de melhorar o solo, uma vez que a sua preparação prioriza o material disponível na propriedade.

O Bokashi, além de servir como fonte de nutrientes para as plantas, tem a função de estimular o aumento e a diversidade de organismos que vivem no solo. “É recomendado para solos degradados ou que sofreram muito com o uso de adubos químicos e agrotóxicos”, destaca o extensionista da Emater/RS-Ascar em Porto Vera Cruz, Éliton Horn, que participou da demonstração com o colega de equipe, o extensionista Gilberto Barbaro. O composto também ajuda a restabelecer o equilíbrio dos organismos do solo e a quebrar os ciclos de algumas doenças e pragas.

Data: 29-07-2014
Fonte: Emater - RS
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Resistência na ferrugem da soja ganha força
»Resistência na ferrugem da soja ganha força
»Produtores do RS já colheram 8,5 milhões de toneladas de arroz
»SC quer erradicar cancro europeu dos pomares de maçã
»Curso Internacional de Sementes: Fisiologia e Qualidade

Notícias anteriores
04-11/Nov  12-19/Nov  20-27/Nov  28/Nov-05/Dez    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2019 Agronline.com.br