Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Geral
Senado aprova projeto que exige divulgação de dados sobre emissão de gases
No Brasil, cerca de 9% das emissões de dióxido de carbono vêm da queima de combustíveis fósseis por automóveis. Para minimizar esse impacto e fazer com que os fabricantes aprimorem seus veículos, projeto do presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), senador Clésio Andrade (PMDB-MG), exige que fabricantes divulguem dados sobre a emissão de gases poluentes. A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (8), o PLS 38/2011, em caráter terminativo.

De acordo com a proposta, as informações deverão constar em peças publicitárias, na nota fiscal de venda e no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Em função de emenda apresentada pelo relator do texto, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), os fabricantes deverão informar ainda sobre o gasto médio de combustível e especificações de uso, segurança e manutenção de cada veículo. O relator também decidiu exigir aos comerciantes e aos órgãos de licenciamento forneçam essas mesmas informações no caso de veículos usados.

Para o presidente da CNT, é possível reduzir as emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa ao estimular o consumo consciente. “Uma das melhores formas de alcançar esse objetivo é contar com a participação e com a escolha do consumidor, principal interessado na melhoria da qualidade do ar que respira. Mas, para que o consumo consciente seja possível, é preciso o desenvolvimento e a utilização de instrumentos que informem ao consumidor a eficiência energética do motor utilizado e a concentração de substâncias poluentes nas emissões atmosféricas do veículo”, enfatiza Clésio Andrade.

Caso não receba nenhum recurso para votação em plenário, o projeto seguirá direto para a Câmara dos Deputados.

Jacy Diello

Fonte: Agência CNT de Notícias

Data: 09-05-2012
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Inscrições para encontro de gestores de Bancos de Alimentos podem ser feitas até dia 22
»FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba) quer se tornar referência internacional em produção agropecuária para os trópicos
»Treinamento abordará dietas para bovinos de corte
»Zootecnia de precisão é tema da sala paralela da Farmcontrol na PorkExpo 2014
»FAEMG participa de Seminário do Soja Plus

Notícias anteriores
10-17/Nov  18-25/Nov  26/Nov-03/Dez  04-11/Dez    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2014 Agronline.com.br