Brasil, 25 de maio de 2013.
Ir para a página inicial Agrolinks Comunidade Ciência & Tecnologia Informação Negócios Publicidade
   
 
 Artigos
 Eventos
 Notícias
 Cadastre-se
 Agrociência
 Software
 Categorias
 Mais visitados
 Classificados





Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Geral
ABAG e Cocamar realizam Fórum Integração Lavoura, Pecuária e Floresta
As principais lideranças do agronegócio brasileiro se reúnem em Maringá (PR), no próximo dia 18 de maio, para debater um tema revolucionário para a sustentabilidade do campo: a Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILP-F).

A iniciativa é uma parceria entre a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e a Cocamar. O seu objetivo é fomentar esse sistema produtivo desenvolvido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e o setor privado, tipicamente voltado para as condições brasileiras. O XXIII Fórum “Integração Lavoura, Pecuária e Floresta” debaterá as potencialidades do cultivo consorciado de grãos, carne, fibras e madeira, que contempla a adequação ambiental, a valorização das pessoas e viabilidade econômica da propriedade rural.

O Fórum está previsto para iniciar às 8 horas e encerrar às 13 horas, no recinto da Expoingá (Restaurante Central), com o apoio da Sociedade Rural de Maringá (SRM), Banco do Brasil, Embrapa e Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Estarão presentes especialistas, pesquisadores e cerca de 250 produtores paranaenses, que já fazem ou planejam investir em projetos de ILP-F.

Produção integrada e sustentável para alavancar produção de alimentos

Segundo o presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, “Tudo está pronto para que o país dê um salto de produtividade na agropecuária, investindo em sistemas integrados e sustentáveis de produção de alimentos”. Ele se refere ao cultivo de grãos, nos meses quentes, sucedido pelo plantio de capim braquiária, no mesmo terreno, de forma consorciada ou não com milho de inverno.

“Uma mesma propriedade vai produzir grãos no verão e carne no inverno, tornando-se sustentável e oferecendo produtos de alta liquidez e preços remuneradores, que o mundo precisa comprar”, acrescenta Lourenço. Sabe-se que o país explora 170 milhões de hectares de pastagens que poderiam, em grande parte, ser incorporados ao processo de integração. “Hoje, pelo menos 100 milhões de hectares são subaproveitados”, ressalta, mencionando dados da Embrapa.

Para o presidente da Abag, Luiz Carlos Corrêa Carvalho, uma das prioridades da agropecuária nacional é viabilizar a estrutura produtiva da classe média rural, que abrange mais de 700 mil propriedades. “A sociedade, ou seja, governo e iniciativa privada, não pode deixar isso se desmanchar, sendo o modelo da ILP-F uma oportunidade inovadora para agricultura tropical, salientando a liderança brasileira nesse campo”, explica.

Segundo Lourenço, “o Brasil está diante de uma oportunidade imperdível para se firmar como grande produtor mundial de alimentos”. Ele cita a grande dificuldade “em convencer o produtor, principalmente o pecuarista, que é muito apegado ao seu tradicionalismo e, ao mesmo tempo, refratário a inovações”. Luiz Carlos Carvalho acredita que isso pode ser superado com uma mobilização bem forte nas cadeias produtivas. Em especial no estado do Paraná, o sistema cooperativista pode ajudar muito na disseminação e implantação dessa tecnologia. Para ele “será necessário muito esforço de treinamento e aprendizado porque a integração exige manejo e os resultados não são imediatos”.

Serviço:

XXIII Fórum “Integração Lavoura, Pecuária e Floresta”

Data: 18 de maio de 2012 (sexta-feira)

Local: Expoingá (Restaurante Central – Buffet do Chico)

Horário: das 8h às 13h

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data: 03-05-2012
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Últimas Notícias
Notícias relacionadas
»Operação Leite Compen$ado investiga fraude em leite transportado no Rio Grande do Sul
»É hoje, RuralMAX 2013, o maior evento de Telecomunicações Rurais da América Latina
»Morgan Sementes apresenta portfólio de híbridos de milho com tecnologia POWERCORE na Agrobrasília
»Projeto de irrigação de autoria do Estado do RS é aprovado por unanimidade pelo Legislativo
» Manejo de cultivo de baixo custo será abordado em clínicas tecnológicas nesta quarta na Agrotins

Notícias anteriores
16-23/Abr  24/Abr-01/Mai  02-09/Mai  10-17/Mai    

Copyright © 2000 - 2013 Agronline.com.br