Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Geral
Cartilha sobre mini melancia é publicada
A melancia desempenha importante papel na alimentação humana, especialmente nas regiões tropicais, onde o consumo é elevado. Seu fruto é consumido quase que exclusivamente in natura. Porém, também pode ser usado na confecção de sucos, geléias, doces, molhos e em saladas. Suas sementes, ricas em gordura, proteína, tiamina, niacina, cálcio, fósforo, ferro e magnésio, também podem ser consumidas, como ocorre na China, Índia e outros países.

As mini melancias apresentam frutos com peso que varia de um a três quilos, seguindo a tendência de redução do tamanho da família brasileira. Um fruto é adequado, em média, para duas a quatro pessoas, sendo facilmente armazenado na geladeira, ao contrário dos grandes frutos das melancias tradicionais.

Dessa forma, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), por meio da Casa do Produtor Rural (CPR), lançará, no dia 14 de abril, a cartilha “Cultivo de Mini Melancia em Casa de Vegetação”. A publicação tem como objetivo fornecer informações sobre o cultivo do fruto em casa de vegetação, visando uma alternativa de exploração comercial para o produtor.

Escrita pelo doutorando Rafael Campagnol, pelo graduando Rodrigo Pereira Diniz Junqueira e pela professora Simone da Costa Mello, do Departamento de Produção Vegetal (LPV), a cartilha aborda, com uma linguagem adequada ao produtor rural, as cultivares de mini melancia, condições climáticas, sistemas de cultivo, produção de mudas, sistemas de condução, poda, irrigação e manejo de pragas e doenças.

Com edição limitada, o material poderá ser retirado gratuitamente na Casa do Produtor Rural, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h, no prédio da Pesquisa, Cultura e Extensão Universitária da ESALQ. A publicação faz parte do Programa Aprender com Cultura e Extensão Universitária, com apoio do Fundo de Fomento às Iniciativas de Cultura da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, da Comissão (CCEx) e Serviço (SVCEx) de Cultura e Extensão Universitária.

Informações pelo e-mail cprural@usp.br ou telefone (19) 3429.4178.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data: 10-04-2012
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»11º Congresso Nacional de Pesquisa do Feijão começa na próxima terça, em Londrina
»Farmabase realiza ciclo de palestras pelo país
»Representante da FAO no Brasil palestra no Rural Show
»Congresso da Abag debaterá propostas do agronegócio a ser encaminhadas aos candidatos à Presidência
»Grande Júri do Prêmio Fundação Bunge se reúne para deliberar sobre contemplados de 2014

Notícias anteriores
14-21/Jun  22-29/Jun  30/Jun-07/Jul  08-15/Jul    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2014 Agronline.com.br