Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Geral
Cartilha sobre mini melancia é publicada
A melancia desempenha importante papel na alimentação humana, especialmente nas regiões tropicais, onde o consumo é elevado. Seu fruto é consumido quase que exclusivamente in natura. Porém, também pode ser usado na confecção de sucos, geléias, doces, molhos e em saladas. Suas sementes, ricas em gordura, proteína, tiamina, niacina, cálcio, fósforo, ferro e magnésio, também podem ser consumidas, como ocorre na China, Índia e outros países.

As mini melancias apresentam frutos com peso que varia de um a três quilos, seguindo a tendência de redução do tamanho da família brasileira. Um fruto é adequado, em média, para duas a quatro pessoas, sendo facilmente armazenado na geladeira, ao contrário dos grandes frutos das melancias tradicionais.

Dessa forma, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), por meio da Casa do Produtor Rural (CPR), lançará, no dia 14 de abril, a cartilha “Cultivo de Mini Melancia em Casa de Vegetação”. A publicação tem como objetivo fornecer informações sobre o cultivo do fruto em casa de vegetação, visando uma alternativa de exploração comercial para o produtor.

Escrita pelo doutorando Rafael Campagnol, pelo graduando Rodrigo Pereira Diniz Junqueira e pela professora Simone da Costa Mello, do Departamento de Produção Vegetal (LPV), a cartilha aborda, com uma linguagem adequada ao produtor rural, as cultivares de mini melancia, condições climáticas, sistemas de cultivo, produção de mudas, sistemas de condução, poda, irrigação e manejo de pragas e doenças.

Com edição limitada, o material poderá ser retirado gratuitamente na Casa do Produtor Rural, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h, no prédio da Pesquisa, Cultura e Extensão Universitária da ESALQ. A publicação faz parte do Programa Aprender com Cultura e Extensão Universitária, com apoio do Fundo de Fomento às Iniciativas de Cultura da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, da Comissão (CCEx) e Serviço (SVCEx) de Cultura e Extensão Universitária.

Informações pelo e-mail cprural@usp.br ou telefone (19) 3429.4178.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data: 10-04-2012
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Método de análise multirresíduo aperfeiçoa e agiliza a avaliação da qualidade do leite
»Embrapa demonstra a viabilidade de plantio de morango orgânico em Sergipe
»Livro sobre o mundo rural brasileiro será lançado em Curitiba
»“Cavalgada das Cavalgadas” marca nova era do Campolina
»Sistema de Gestão Fundiária ganha prêmio de inovação na gestão pública

Notícias anteriores
13-20/Jul  21-28/Jul  29/Jul-05/Ago  06-13/Ago    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2014 Agronline.com.br