Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Geral
Incaper discute implantação do Programa Reflorestar em escritórios regionais
Pesquisadores e extensionistas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) se reuniram com representantes do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), ontem (09), para discutir a estratégias para a implantação e execução do Programa Reflorestar nos escritórios regionais do Incaper.

A reunião foi realizada na sede do Incaper em Vitória e contou com a participação do diretor-técnico do Instituo, Aureliano Nogueira; os coordenadores do programa no Incaper, César Teixeira e no Iema, Marcos Sossai, além dos técnicos responsáveis pelos Centros Regionais e das microrregiões do Estado.

Dentre as definições está o treinamento, em março, dos técnicos das regiões Nordeste, Noroeste, Centro Serrana e Sul Caparaó. Após essa atividade eles estarão aptos para o levantamento das demandas de cada município, junto aos conselhos, secretarias municipais de agricultura e de meio ambiente, além dos próprios produtores.

“Nessa reunião apresentamos as estratégias voltadas para o reflorestamento e as questões ambientais no meio rural, onde nossa meta é ampliar em até 30 mil hectares, até 2014, a cobertura vegetal no Espírito Santo”, afirma o coordenador do Reflorestar, César Teixeira.

Ao final da reunião, cada técnico levou uma versão eletrôncia com as metas para cada município, onde a soma anual é de 10 mil hectares, além de uma planilha de custos e gastos para o equilíbrio financeiro do programa.

“O programa visa a adoção de boas práticas agrícolas, o plantio de florestas, a instalação de sistema silvipastoril e agroflorestal junto aos produtores rurais. Esse trabalho vai fortalecer as ações de assistência técnica e extensão rural do Incaper nos municípios, além de auxiliar os produtores na adequação ambiental de suas propriedades e ajudar na geração de renda”, aponta o coordenador do programa no Incaper, César Teixeira.

Programa Reflorestar

O Programa Reflorestar integra as ações e iniciativas do Estado que visam à conservação e recuperação dos recursos naturais, com o objetivo de potencializar os esforços para a preservação da Mata Atlântica no Espírito Santo.

Seu objetivo principal é recuperar e preservar as florestas para garantir disponibilidade de água e a conservação do solo e da biodiversidade, mas criando oportunidade de renda para os produtores rurais. Para isso, as principais ferramentas de estímulo são o PSA e a ampliação de práticas sustentáveis de uso do solo, ou seja, práticas que conciliem a produção e a conservação ambiental.

A metodologia e as áreas de atuação do programa serão ampliadas para outras regiões do Espírito Santo, e serão reconhecidas outras modalidades do mecanismo como áreas recuperadas por regeneração natural ou sistemas silvipastoris ou agroflorestais.

O Programa Reflorestar integra o quadro de projetos estruturantes do Plano de Governo Novos Caminhos (2011-2014). A coordenação é da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Seama), por meio do Iema, em parceria com a Secretária da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), por meio do Incaper, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e o Instituto Jones Santos Neves (IJSN), contando com apoio do Banco Mundial, do setor privado e de Organizações Não Governamentais (ONGs).

Fonte: Incaper

Data: 10-02-2012
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Dia de campo mostra vantagens da pecuária de ciclo curto e sistema iLP
»Método de análise multirresíduo aperfeiçoa e agiliza a avaliação da qualidade do leite
»Embrapa demonstra a viabilidade de plantio de morango orgânico em Sergipe
»Livro sobre o mundo rural brasileiro será lançado em Curitiba
»“Cavalgada das Cavalgadas” marca nova era do Campolina

Notícias anteriores
25/Jul-01/Ago  02-09/Ago  10-17/Ago  18-25/Ago    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2014 Agronline.com.br