Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Geral
Incaper discute implantação do Programa Reflorestar em escritórios regionais
Pesquisadores e extensionistas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) se reuniram com representantes do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), ontem (09), para discutir a estratégias para a implantação e execução do Programa Reflorestar nos escritórios regionais do Incaper.

A reunião foi realizada na sede do Incaper em Vitória e contou com a participação do diretor-técnico do Instituo, Aureliano Nogueira; os coordenadores do programa no Incaper, César Teixeira e no Iema, Marcos Sossai, além dos técnicos responsáveis pelos Centros Regionais e das microrregiões do Estado.

Dentre as definições está o treinamento, em março, dos técnicos das regiões Nordeste, Noroeste, Centro Serrana e Sul Caparaó. Após essa atividade eles estarão aptos para o levantamento das demandas de cada município, junto aos conselhos, secretarias municipais de agricultura e de meio ambiente, além dos próprios produtores.

“Nessa reunião apresentamos as estratégias voltadas para o reflorestamento e as questões ambientais no meio rural, onde nossa meta é ampliar em até 30 mil hectares, até 2014, a cobertura vegetal no Espírito Santo”, afirma o coordenador do Reflorestar, César Teixeira.

Ao final da reunião, cada técnico levou uma versão eletrôncia com as metas para cada município, onde a soma anual é de 10 mil hectares, além de uma planilha de custos e gastos para o equilíbrio financeiro do programa.

“O programa visa a adoção de boas práticas agrícolas, o plantio de florestas, a instalação de sistema silvipastoril e agroflorestal junto aos produtores rurais. Esse trabalho vai fortalecer as ações de assistência técnica e extensão rural do Incaper nos municípios, além de auxiliar os produtores na adequação ambiental de suas propriedades e ajudar na geração de renda”, aponta o coordenador do programa no Incaper, César Teixeira.

Programa Reflorestar

O Programa Reflorestar integra as ações e iniciativas do Estado que visam à conservação e recuperação dos recursos naturais, com o objetivo de potencializar os esforços para a preservação da Mata Atlântica no Espírito Santo.

Seu objetivo principal é recuperar e preservar as florestas para garantir disponibilidade de água e a conservação do solo e da biodiversidade, mas criando oportunidade de renda para os produtores rurais. Para isso, as principais ferramentas de estímulo são o PSA e a ampliação de práticas sustentáveis de uso do solo, ou seja, práticas que conciliem a produção e a conservação ambiental.

A metodologia e as áreas de atuação do programa serão ampliadas para outras regiões do Espírito Santo, e serão reconhecidas outras modalidades do mecanismo como áreas recuperadas por regeneração natural ou sistemas silvipastoris ou agroflorestais.

O Programa Reflorestar integra o quadro de projetos estruturantes do Plano de Governo Novos Caminhos (2011-2014). A coordenação é da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Seama), por meio do Iema, em parceria com a Secretária da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), por meio do Incaper, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e o Instituto Jones Santos Neves (IJSN), contando com apoio do Banco Mundial, do setor privado e de Organizações Não Governamentais (ONGs).

Fonte: Incaper

Data: 10-02-2012
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Inscrições para encontro de gestores de Bancos de Alimentos podem ser feitas até dia 22
»FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba) quer se tornar referência internacional em produção agropecuária para os trópicos
»Treinamento abordará dietas para bovinos de corte
»Zootecnia de precisão é tema da sala paralela da Farmcontrol na PorkExpo 2014
»FAEMG participa de Seminário do Soja Plus

Notícias anteriores
21-28/Set  29/Set-06/Out  07-14/Out  15-22/Out    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2014 Agronline.com.br