Brasil, 20 de abril de 2014.
Ir para a página inicial Agrolinks Comunidade Ciência & Tecnologia Informação Negócios Publicidade
   
 
 Artigos
 Eventos
 Notícias
 Cadastre-se
 Agrociência
 Software
 Categorias
 Mais visitados
 Classificados





Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Agricultura
Lavouras de soja já apresentam quebra em torno de 20% em Passo Fundo
Sem volumes consideráveis de chuva desde novembro de 2011, continuam os problemas enfrentados pelos agricultores da região, em função da estiagem. De acordo com a Emater regional a deficiência de chuva chega a 200 milímetros acumulados em três meses. A safra nacional de grãos do período 2011/12 deve ficar em 157 milhões de toneladas, com uma redução de 3,5% ou 5,770 milhões de toneladas a menos, se comparada ao período anterior, quando chegou a 162,958 milhões de toneladas. Os números são do quinto levantamento realizado pela Conab e anunciado nessa quinta-feira (9), em Brasília.

O milho já apresentou queda de produção considerável , ainda em janeiro, com perdas que superaram os 70% em determinadas lavouras de Passo Fundo, agora a soja também sofre reflexos da seca. Nos 71 municípios atendidos pelo escritório regional da Emater, no Planalto Médio, foram cultivados cerca de 825 mil hectares do grão. As lavouras foram implantadas entre 10 de outubro e 10 de dezembro, época recomendada pela Emater.

Atualmente, em fase de floração, formação de vagens e enchimento de grãos, a soja precisa ao menos de 5 milímetros de água/dia. “Quando implantamos a lavoura tínhamos a expectativa de colher em torno de 2,7 mil quilos por hectares, ou seja, 45 sacos de 60 quilos por hectare que é a média histórica dos últimos três anos. Mas, fizemos uma nova avaliação e estamos com a expectativa de 2,210 quilos por hectare, ou seja, já temos uma quebra, não contabilizados os últimos días, em torno de 19%. É lógico, que se as condições climáticas permanecererm assim, com insuficiencia de água, as perdas deverão ser maiores”, lamentou o assistente técnico de cultura da Emater Regional Passo Fundo, Cláudio Dóro, em entrevista ao programa Realidade dessa quinta-feira.

Fonte: Diário da Manhã

Data: 10-02-2012
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Últimas Notícias
Notícias relacionadas
»Produção de café do Paraná deve cair à metade no próximo ano
»Abertura oficial da colheita da soja no RS será em Tupanciretã
»Safra que deveria ser recorde terá 25% menos do que o previsto em Maringá
»Alerta Geada para a cafeicultura paranaense já está em operação
»Correta conservação do solo ganha incentivo com Plano ABC

Notícias anteriores
12-19/Mar  20-27/Mar  28/Mar-04/Abr  05-12/Abr    

Copyright © 2000 - 2014 Agronline.com.br