Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Geral
Macro região de três fronteiras experimenta “boom” pecuário
“boom” pecuário

Cluster tripartite inédito já apresenta resultados. Faturamento de leilões cresce 125% no entorno de Carlos Chagas (MG). Segunda rodada do Simpósio Integração MG-ES-BA acontece em Nova Venécia (ES) e vai recomendar programa de Baixo Carbono em 187 municípios.

A integração das regiões norte do Espírito Santo, leste e nordeste de Minas Gerais e extremo sul da Bahia terá sua radiografia explicitada em grande imagem no II Simpósio Integração MG-ES-BA de Pecuária Bovina– SIPB, que será realizado em Nova Venécia (ES) nos próximos dias 2 e 3 de março, com a participação de representantes de 187 municípios da macroregião de três fronteiras.

Desde a edição 2011, a região nordeste de Minas Gerais, capitaneada pelo município de Carlos Chagas, sente o “boom” pecuário reflexo do evento. Dados estatísticos apresentados pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Carlos Chagas, José Geraldo Ferreira Batista, mostram um crescimento inédito de 125% no faturamento dos leilões, aumento da oferta de animais e superação de média. Em 2010 foram vendidos 4.261 animais por R$ 3,41 milhões. Após o I Simpósio, foram negociados 7.889 bovinos por R$ 7,66 milhões. “No decorrer de 2011, verificamos que o encontro estimulou a parceria e companheirismo de pecuaristas da região, associações, instituições financeiras e demais setores da economia regional”, destacou.

Programa de Baixo Carbono

A Superintendencia Federal da Agricultura no Espirito Santo defenderá as recomendações do Programa de Agricultura de Baixo Carbono (Programa ABC) criado pelo Ministério daAgricultura e o uso de práticas de bem estar animal para o aumento daprodução e da produtividade da pecuária regional. Segundo osuperintendente e agrônomo José Arnaldo de Alencar, “além de ser uma ferramenta deintegração é o fórum ideal para apresentação e discussão de estratégias e depráticas agropecuárias que contribuam para o desenvolvimento sustentável da pecuária na macro região”.

Também articulador dos dois simpósios, o ex-secretário da Agricultura, Gilman Viana Rodrigues, hoje integrante do Fórum Minas de Idéias do Governo de MG e do Fórum Municipal de Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Belo Horizonte, aposta no sucesso deste movimento tripartite MG-ES-BA. “A expressão econômica da pecuária bovina será realçada pelo grande elenco de participantes. Todos os envolvidos nesse processo produtivo vão desfrutar com a rica oportunidade e dela tirar muito proveito”.

Mobilização social

A experiência do evento em Nova Venécia tem criado frisson na comunidade sem nenhuma ligação com o setor pecuário. Adotado como “filho único” pelo prefeito Wilson Venturim, o II SIPB obteve êxito ao chamar atenção para a pecuária bovina como modelo econômico regional. O novo cluster tripartite pode se tornar realidade dentro de cinco anos.

Perto de sete milhões de cabeças distribuídos por milhares de pequenos e médios produtores, 11 laticínios e 9 frigoríficos formam o primeiro cluster pecuário tripartite do Brasil. A aposta na integração produtiva para ganhar competitividade já mobilizou cerca de 187municípios próximos das três fronteiras.

Conferências

Desenvolvido sob o tema principal ”A importância da pecuária bovina Três Fronteiras – MG, ES e BA”, as conferências que serão apresentadas no evento envolvem assuntos como gestão empresarial rural, intensificação de pastagens para pecuária de corte e leite, sistema silvipastoril, bem estar animal, inseminação artificial em bovinos, importância econômica da qualidade do leite, sistema de produção de leite, alternativas para integrar a pecuária de leite com a pecuária de corte e a apresentação do programa Pró-Genética, desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Na ocasião será feita a homenagem “Quatro Histórias de Sucesso” oferecida para Otacílio Coser, presidente do Grupo Coimex (ES); Gilman Viana Rodrigues, integrante do fórum Minas de idéias do gov. MG e do fórum municipal de assuntos estratégicos da prefeitura BH (MG), Arthur Coutinho, presidente do FRISA (ES) e Esthério Sebastião Colnago, presidente do Sistema OCB/SESCOOP (ES).

Feira Pró-Genética

Este ano a programação do Simpósio apresenta uma grande novidade. No sábado, dia 3 de março, das 14 às 18 horas acontece a Feira Pró-Genética no Parque de Exposições de Nova Venécia onde serão comercializados touros zebuínos das raças Nelore, Guzerá, Gir e Tabapuã e ao mesmo tempo novilhas para produção leiteira. A feira fica aberta também no domingo, dia 4, das 8 às 16 horas.

Sobre o 2º SIPB - O município de Nova Venécia, no Espírito Santo vai receber nos dias 2 e 3 de março, no Lions Clube, o II Simpósio Integração Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia de Pecuária Bovina. O evento que tem como objetivo levar informações relevantes sobre pecuária de corte e leite para produtores, pecuaristas e profissionais do agronegócio dos três estados é uma realização da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN), Veneza – Cooperativa Agropecuária do Norte do Espírito Santo e Sindicato Rural de Nova Venécia (Patronal) e Prefeitura Municipal de Nova Venécia e tem o apoio do Governo Federal, MAPA, IDAF, IMA, INCAPER, ADAB, FAES, SENAR, Secretaria da Agricultura do Espírito Santo e ABCZ. O simpósio tem ainda o patrocínio do BANESTES, Banco do Brasil, SICOOB, Casa do Produtor, Frisa, MCL Mineração Columbia, Cooabriel, Luvep, Safra Leilões, Fazendas Ecológicas ECO, Fazendas Heringer, Matsuda Sementes e Nutrição Animal e Frimont.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no www.nelorecapixaba.com.br e www.visioneventos-es.com.br, ou pelos telefones (27) 3019-0647 ou 3325-0645. Em Nova Venécia os interessados podem inscrever-se no Sindicato Rural de Nova Venécia pelo telefone (27) 3752-2184. A programação completa está disponível no http://migre.me/7upyF.

Fonte: Contato Com - (15) 3326-3331

Data: 10-02-2012
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Brasileiros vão implementar programa de milho no Sudão
»Artigo: O planeta cabe na urna
»Criado grupo técnico para discutir manejo de resistência e área de refúgio
»Baixa demanda e queda internacional pressionam valor da soja no Brasil.
»Bunge inicia inscrições para programa de Trainee 2015

Notícias anteriores
23-30/Ago  31/Ago-07/Set  08-15/Set  16-23/Set    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2014 Agronline.com.br