Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Geral
Macro região de três fronteiras experimenta “boom” pecuário
“boom” pecuário

Cluster tripartite inédito já apresenta resultados. Faturamento de leilões cresce 125% no entorno de Carlos Chagas (MG). Segunda rodada do Simpósio Integração MG-ES-BA acontece em Nova Venécia (ES) e vai recomendar programa de Baixo Carbono em 187 municípios.

A integração das regiões norte do Espírito Santo, leste e nordeste de Minas Gerais e extremo sul da Bahia terá sua radiografia explicitada em grande imagem no II Simpósio Integração MG-ES-BA de Pecuária Bovina– SIPB, que será realizado em Nova Venécia (ES) nos próximos dias 2 e 3 de março, com a participação de representantes de 187 municípios da macroregião de três fronteiras.

Desde a edição 2011, a região nordeste de Minas Gerais, capitaneada pelo município de Carlos Chagas, sente o “boom” pecuário reflexo do evento. Dados estatísticos apresentados pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Carlos Chagas, José Geraldo Ferreira Batista, mostram um crescimento inédito de 125% no faturamento dos leilões, aumento da oferta de animais e superação de média. Em 2010 foram vendidos 4.261 animais por R$ 3,41 milhões. Após o I Simpósio, foram negociados 7.889 bovinos por R$ 7,66 milhões. “No decorrer de 2011, verificamos que o encontro estimulou a parceria e companheirismo de pecuaristas da região, associações, instituições financeiras e demais setores da economia regional”, destacou.

Programa de Baixo Carbono

A Superintendencia Federal da Agricultura no Espirito Santo defenderá as recomendações do Programa de Agricultura de Baixo Carbono (Programa ABC) criado pelo Ministério daAgricultura e o uso de práticas de bem estar animal para o aumento daprodução e da produtividade da pecuária regional. Segundo osuperintendente e agrônomo José Arnaldo de Alencar, “além de ser uma ferramenta deintegração é o fórum ideal para apresentação e discussão de estratégias e depráticas agropecuárias que contribuam para o desenvolvimento sustentável da pecuária na macro região”.

Também articulador dos dois simpósios, o ex-secretário da Agricultura, Gilman Viana Rodrigues, hoje integrante do Fórum Minas de Idéias do Governo de MG e do Fórum Municipal de Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Belo Horizonte, aposta no sucesso deste movimento tripartite MG-ES-BA. “A expressão econômica da pecuária bovina será realçada pelo grande elenco de participantes. Todos os envolvidos nesse processo produtivo vão desfrutar com a rica oportunidade e dela tirar muito proveito”.

Mobilização social

A experiência do evento em Nova Venécia tem criado frisson na comunidade sem nenhuma ligação com o setor pecuário. Adotado como “filho único” pelo prefeito Wilson Venturim, o II SIPB obteve êxito ao chamar atenção para a pecuária bovina como modelo econômico regional. O novo cluster tripartite pode se tornar realidade dentro de cinco anos.

Perto de sete milhões de cabeças distribuídos por milhares de pequenos e médios produtores, 11 laticínios e 9 frigoríficos formam o primeiro cluster pecuário tripartite do Brasil. A aposta na integração produtiva para ganhar competitividade já mobilizou cerca de 187municípios próximos das três fronteiras.

Conferências

Desenvolvido sob o tema principal ”A importância da pecuária bovina Três Fronteiras – MG, ES e BA”, as conferências que serão apresentadas no evento envolvem assuntos como gestão empresarial rural, intensificação de pastagens para pecuária de corte e leite, sistema silvipastoril, bem estar animal, inseminação artificial em bovinos, importância econômica da qualidade do leite, sistema de produção de leite, alternativas para integrar a pecuária de leite com a pecuária de corte e a apresentação do programa Pró-Genética, desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Na ocasião será feita a homenagem “Quatro Histórias de Sucesso” oferecida para Otacílio Coser, presidente do Grupo Coimex (ES); Gilman Viana Rodrigues, integrante do fórum Minas de idéias do gov. MG e do fórum municipal de assuntos estratégicos da prefeitura BH (MG), Arthur Coutinho, presidente do FRISA (ES) e Esthério Sebastião Colnago, presidente do Sistema OCB/SESCOOP (ES).

Feira Pró-Genética

Este ano a programação do Simpósio apresenta uma grande novidade. No sábado, dia 3 de março, das 14 às 18 horas acontece a Feira Pró-Genética no Parque de Exposições de Nova Venécia onde serão comercializados touros zebuínos das raças Nelore, Guzerá, Gir e Tabapuã e ao mesmo tempo novilhas para produção leiteira. A feira fica aberta também no domingo, dia 4, das 8 às 16 horas.

Sobre o 2º SIPB - O município de Nova Venécia, no Espírito Santo vai receber nos dias 2 e 3 de março, no Lions Clube, o II Simpósio Integração Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia de Pecuária Bovina. O evento que tem como objetivo levar informações relevantes sobre pecuária de corte e leite para produtores, pecuaristas e profissionais do agronegócio dos três estados é uma realização da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN), Veneza – Cooperativa Agropecuária do Norte do Espírito Santo e Sindicato Rural de Nova Venécia (Patronal) e Prefeitura Municipal de Nova Venécia e tem o apoio do Governo Federal, MAPA, IDAF, IMA, INCAPER, ADAB, FAES, SENAR, Secretaria da Agricultura do Espírito Santo e ABCZ. O simpósio tem ainda o patrocínio do BANESTES, Banco do Brasil, SICOOB, Casa do Produtor, Frisa, MCL Mineração Columbia, Cooabriel, Luvep, Safra Leilões, Fazendas Ecológicas ECO, Fazendas Heringer, Matsuda Sementes e Nutrição Animal e Frimont.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no www.nelorecapixaba.com.br e www.visioneventos-es.com.br, ou pelos telefones (27) 3019-0647 ou 3325-0645. Em Nova Venécia os interessados podem inscrever-se no Sindicato Rural de Nova Venécia pelo telefone (27) 3752-2184. A programação completa está disponível no http://migre.me/7upyF.

Fonte: Contato Com - (15) 3326-3331

Data: 10-02-2012
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»11º Congresso Nacional de Pesquisa do Feijão começa na próxima terça, em Londrina
»Farmabase realiza ciclo de palestras pelo país
»Representante da FAO no Brasil palestra no Rural Show
»Congresso da Abag debaterá propostas do agronegócio a ser encaminhadas aos candidatos à Presidência
»Grande Júri do Prêmio Fundação Bunge se reúne para deliberar sobre contemplados de 2014

Notícias anteriores
19-26/Jun  27/Jun-04/Jul  05-12/Jul  13-20/Jul    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2014 Agronline.com.br