Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Pecuária
Embrapa quer ver liberada a caça de jacaré e búfalo no pantanal e em RO
A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) quer ver liberada em breve a caça em duas regiões do país: o Pantanal e uma reserva biológica em Rondônia. Os animais cujo abate seria permitido são, respectivamente, o jacaré-do-pantanal e o búfalo.

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), porém, é contra as idéias da Embrapa. É preciso o aval do instituto para mudar a lei ambiental, que proíbe a caça de animais silvestres.

De acordo com a Embrapa, a população de jacarés-do-pantanal está grande, fruto do programa de preservação conduzido pelo Ibama na década de 80. Com a caça, diz Guilherme Mourão, pesquisador da Embrapa Pantanal, além de fazer o controle populacional do jacaré, haveria um incentivo ao desenvolvimento da região, com o comércio de carne e peles.

O caso do búfalo de Rondônia é diferente. O animal não é original da região da Reserva Nacional de Guaporé: foi trazido da ilha de Marajó na década de 50 pelo governo do Estado. O problema é que o animal se reproduziu demais, espantando animais originários dali e compactando o solo pobre da região.

Segundo o estudo do pesquisador Ricardo Gomes, da Embrapa Rondônia, liberar a caça controlada do búfalo poderia servir para incentivar o turismo no Estado.

A resistência do Ibama em aceitar a caça como manejo de populações nesses casos, segundo José de Anchieta dos Santos, diretor de fauna do instituto, é principalmente logística. Para ele, o controle, necessário à prática da caça, é difícil de ser realizado.

´´Por isso, a caça é, para nós, a última opção´´, diz. Para ele, uma alternativa à caça do jacaré é a criação em cativeiro dos animais. No caso dos búfalos, há a possibilidade de distribuição de animais para complementar a agricultura familiar na região e o abate sistemático dos animais restantes.

Onde se pode caçar.

A caça no Brasil é liberada apenas no sul do Rio Grande do Sul. Lá, universidades acompanham a atividade ao estipular os períodos abertos à caça e quais animais podem ser abatidos. Em geral, a liberação vale apenas para aves.

Data: 14-11-2002
Fonte: Embrapa/CPAP
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Campeonato Brasileiro de Quarto de Milha selecionará competidores para circuito americano
»Programa Montana anuncia 1200 touros aptos para o trabalho a campo
»Tomando decisões sobre suplementação na seca com o Suplementa Certo
»Conheça a ovinocultura cearense
»Evento discute ovinocultura de corte em produção integrada

Notícias anteriores
17-24/Jun  25/Jun-02/Jul  03-10/Jul  11-18/Jul    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2014 Agronline.com.br