Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Pecuária
Embrapa quer ver liberada a caça de jacaré e búfalo no pantanal e em RO
A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) quer ver liberada em breve a caça em duas regiões do país: o Pantanal e uma reserva biológica em Rondônia. Os animais cujo abate seria permitido são, respectivamente, o jacaré-do-pantanal e o búfalo.

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), porém, é contra as idéias da Embrapa. É preciso o aval do instituto para mudar a lei ambiental, que proíbe a caça de animais silvestres.

De acordo com a Embrapa, a população de jacarés-do-pantanal está grande, fruto do programa de preservação conduzido pelo Ibama na década de 80. Com a caça, diz Guilherme Mourão, pesquisador da Embrapa Pantanal, além de fazer o controle populacional do jacaré, haveria um incentivo ao desenvolvimento da região, com o comércio de carne e peles.

O caso do búfalo de Rondônia é diferente. O animal não é original da região da Reserva Nacional de Guaporé: foi trazido da ilha de Marajó na década de 50 pelo governo do Estado. O problema é que o animal se reproduziu demais, espantando animais originários dali e compactando o solo pobre da região.

Segundo o estudo do pesquisador Ricardo Gomes, da Embrapa Rondônia, liberar a caça controlada do búfalo poderia servir para incentivar o turismo no Estado.

A resistência do Ibama em aceitar a caça como manejo de populações nesses casos, segundo José de Anchieta dos Santos, diretor de fauna do instituto, é principalmente logística. Para ele, o controle, necessário à prática da caça, é difícil de ser realizado.

´´Por isso, a caça é, para nós, a última opção´´, diz. Para ele, uma alternativa à caça do jacaré é a criação em cativeiro dos animais. No caso dos búfalos, há a possibilidade de distribuição de animais para complementar a agricultura familiar na região e o abate sistemático dos animais restantes.

Onde se pode caçar.

A caça no Brasil é liberada apenas no sul do Rio Grande do Sul. Lá, universidades acompanham a atividade ao estipular os períodos abertos à caça e quais animais podem ser abatidos. Em geral, a liberação vale apenas para aves.

Data: 14-11-2002
Fonte: Embrapa/CPAP
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Estado de Roraima é considerado risco médio para febre aftosa
»Embrapa lança software para controle de verminose em ovinos na Agrifam
»Assentados paranaenses contarão com Salas da Cidadania para acessar serviços prestados pelo Incra
»Pastagens perenes recebem sistema de irrigação em Assentamento de Passo Fundo
»Bayer organiza treinamento na Fazenda Santa Maria em Água Clara no MS

Notícias anteriores
15-22/Jul  23-30/Jul  31/Jul-07/Ago  08-15/Ago    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2014 Agronline.com.br