Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Geral
Epagri/SC destaca resultados de pesquisa do cultivo de oliveiras no Estado
Projeto de pesquisa da Epagri assegura viabilidade do cultivo de oliveiras no Estado. A atual safra de azeitonas surpreende pela alta produtividade das plantas.No Brasil, produzir azeitonas ainda é um desafio. Mas, o que eram dúvidas e interrogações, hoje são certezas para o engenheiro florestal Dorli da Croce, pesquisador da Epagri em Chapecó. “Eu acredito que vamos ser grandes produtores de azeitonas”, afirma.

Dorli coordena o Projeto Oliveiras executado pela Epagri em 10 regiões do Estado: desde o extremo oeste até o litoral. Em todas as unidades foram plantadas pelo menos 36 cultivares. São oliveiras destinadas à extração de óleo e outras específicas para a produção de conserva de azeitonas. O projeto teve início em 2005 com o plantio de mudas vindas da Espanha, de Portugal e outras coletadas em terras brasileiras, especialmente no Rio Grande do Sul, Minas Gerais e até mesmo em Santa Catarina.

“De 200 plantas que temos aqui na estação de Chapecó, 180 estão com frutos”, diz o pesquisador, esclarecendo que os resultados são mais surpreendentes ainda porque o clima foi adverso durante o período de floração. “Tivemos excesso de chuvas e até mesmo granizo”.

No ano passado, Dorli fez a colheita dos primeiros frutos da oliveira e já realizou testes para a produção de azeite e conserva de azeitona. Avaliações realizadas asseguraram que o azeite é de excelente qualidade.

Se alguém ainda tem dúvidas sobre o potencial das oliveiras em Santa Catarina, é só fazer uma visita ao pomar do agricultor Tranquilo Scolaro, no município de Caçador. A produção das plantas é tanta que o produtor teve até que escorar os galhos, por causa do excesso de frutos. O pomar experimental, conduzido com o acompanhamento técnico, prova que também fora dos centros de pesquisa, as oliveiras firmam-se como mais uma alternativa econômica importante para Santa Catarina. “O projeto está cumprindo com seu objetivo e mostra que é possível ter em nosso Estado mais uma cultura viável de alto valor agregado”, completa o pesquisador.

Fonte: Epagri/SC

Data: 19-03-2010
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Brandt investe no potencial de crescimento da agricultura brasileira e dobra de tamanho em dois anos
»Mais de duas mil pessoas prestigiam Ação Cooperada em Erechim
»Pesquisa desenvolve biscoito de cereais integrais com recheio de polpa de frutas brasileiras
»AgroBrasília 2017: Sucessão Familiar é tema da Feira
»Nutron auxilia produtores de suínos a diminuir o impacto das micotoxinas

Notícias anteriores
14-21/Ago  22-29/Ago  30/Ago-06/Set  07-14/Set    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br