Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Geral
Pesquisador reproduz com sucesso camarão pitu em cativeiro
O pitu, camarão nativo brasileiro listado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na categoria de espécies ameaçadas, pode estar mais próximo de voltar a aparecer com abundância nos rios, seu habitat natural. Um estudo desenvolvido em Pernambuco pode ajudar o repovoamento de áreas onde esse crustáceo não é mais achado com freqüência.

Coordenado pelo pesquisador Petrônio Coelho, do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), um estudo realizado em cativeiro conseguiu obter 90% de pós-larvas de camarão pitu. Até hoje pesquisas desse gênero tinham obtido no máximo 10%.

O índice atingido no estudo realizado no Nordeste é superior inclusive ao encontrado na natureza. Segundo disse o cientista ao Jornal do Commercio, do Recife, "no meio natural, de cada 100 mil ovos, apenas dois ou três chegam à fase de pós-larva".

No cativeiro os pesquisadores também conseguiram uma velocidade de crescimento maior. Nos rios o pitu demora aproximadamente dois anos e meio para chegar a 90 gramas. Nos tanques, ao serem alimentados com ração para camarão, os crustáceos chegaram ao mesmo peso em 225 dias.

O pesquisador da UFPE, no final do estudo, fez um repovoamento simbólico dos rios Una, ao sul do Estado de Pernambuco, e do São Francisco, que corta cinco Estados da região Nordeste, além de um pedaço de Minas Gerais. O trabalho efetivo de repovoamento ainda está em estudo.

As informações são da agência Fapesp.

Data: 28-02-2005
Fonte: Clic RBS
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Inscrições para encontro de gestores de Bancos de Alimentos podem ser feitas até dia 22
»FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba) quer se tornar referência internacional em produção agropecuária para os trópicos
»Treinamento abordará dietas para bovinos de corte
»Zootecnia de precisão é tema da sala paralela da Farmcontrol na PorkExpo 2014
»FAEMG participa de Seminário do Soja Plus

Notícias anteriores
10-17/Nov  18-25/Nov  26/Nov-03/Dez  04-11/Dez    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2014 Agronline.com.br