Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Geral
Fibria: empresa já nasce líder global
Nasce a Fibria, empresa resultante da incorporação das ações da Aracruz pela VCP. A operação, divulgada ao mercado em 20 de janeiro, foi concluída com sucesso no dia 26 de agosto.

A conclusão do negócio ocorreu após Assembléias Gerais Extraordinárias que aprovaram a incorporação. A Fibria tem participação de 34,9% do BNDESpar e 29,3% do Grupo Votorantim, e 35,8% das ações no mercado.

Uma das mais importantes transações do gênero realizadas no Brasil, a aquisição da Aracruz pela VCP e a conseqüente criação da Fibria reafirmam o país como referência na produção e exportação de celulose proveniente de plantios florestais renováveis.

A Fibria informa que já nasce posicionada como líder global, com capacidade produtiva superior a 6 milhões de toneladas anuais de celulose e papel, em torno de 15 mil profissionais atuantes em 7 fábricas, e 5 escritórios comerciais localizados nos principais centros consumidores. Quase toda a celulose produzida será destinada ao mercado externo.

A Fibria tem receita líquida anual estimada em R$ 6 bilhões, considerando os resultados alcançados nos últimos 12 meses até junho/2009 pelas empresas de origem. Projetos de expansão já anunciados deverão ser implementados, dependendo das condições de mercado, expandindo sua capacidade produtiva em até 6,7 milhões de toneladas de celulose adicionais e criando cerca de 9 mil novos empregos diretos.

A presidência da Fibria fica a cargo de Carlos Aguiar e a presidência do Conselho de Administração está sob responsabilidade de José Luciano Penido.

Com áreas de plantio no Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, a Fibria tem uma base florestal ampla e diversificada que garante auto-suficiência de matéria-prima para a operação. A área florestal total da empresa é de 1,3 milhão de hectares, dos quais 461 mil hectares destinados a preservação permanente. No RS, a companhia conta com 335 mil hectares de florestas, sendo 179 mil hectares de área plantada e 139 mil de área preservada.

A base florestal da Fibria conta com cerca de 120 mil hectares de plantios renováveis de participantes do programa de fomento florestal – uma importante fonte alternativa de madeira para a empresa e de diversificação de renda e do uso da terra para o produtor rural que responde por milhares de empregos no campo, compartilhando riqueza e gerando desenvolvimento local.

As oportunidades de sinergias capturadas pela Fibria a partir das duas operações que lhe deram origem estão estimadas inicialmente em R$ 4,5 bilhões. Os ganhos operacionais, comerciais e em práticas de sustentabilidade elevarão a eficiência e competitividade da nova empresa aos níveis mais exigentes do mercado. Seguindo também as melhores práticas de governança corporativa, a empresa deverá migrar para o Novo Mercado.

Sobre a logomarca

Fibria remete à palavra “fibra”, que está na essência do negócio da empresa - a fibra de celulose extraída da madeira originada de plantios renováveis - e é também um predicado comum às histórias das duas empresas de origem, escritas com determinação e consistência.

A Fibria informa que traz na essência o compromisso de ter e promover atitudes pautadas em postura colaborativa, parceira e integrada. O propósito da empresa é se firmar como um player que lidera o segmento não apenas pela competência técnica, pela expertise e resultado financeiro, mas também pelo resultado socialmente legitimado.

A identidade visual incorpora elementos naturalmente presentes nas atividades da empresa. O verde vem da clorofila, elemento essencial à vida das plantas, e se encontra nas florestas de eucalipto, na bandeira brasileira, na origem da empresa. O cinza e o laranja aparecem como cores secundárias: o cinza com a neutralidade que enaltece os outros tons, e o laranja que representa a luz do sol, a energia vital.

Fonte: FSB Comunicações - (11) 3061-9596

Data: 04-09-2009
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Brandt investe no potencial de crescimento da agricultura brasileira e dobra de tamanho em dois anos
»Mais de duas mil pessoas prestigiam Ação Cooperada em Erechim
»Pesquisa desenvolve biscoito de cereais integrais com recheio de polpa de frutas brasileiras
»AgroBrasília 2017: Sucessão Familiar é tema da Feira
»Nutron auxilia produtores de suínos a diminuir o impacto das micotoxinas

Notícias anteriores
02-09/Jul  10-17/Jul  18-25/Jul  26/Jul-02/Ago    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2020 Agronline.com.br