Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Geral
RS - EXPOINTER – Seguro Agrícola para a Agricultura Familiar é avaliado
A Emater/RS-Ascar realizou, em 2008, 20.346 perícias de Proagro e Seguro da Agricultura Familiar, o que significou 70% do número total de Comunicados de Ocorrência de Perdas (COP), no RS. Esses números foram apresentados na manhã desta sexta-feira (04), pelo Assistente Técnico Estadual de Crédito da Emater/RS-Ascar, Cezar Henrique Ferreira, durante reunião técnica de avaliação do Seguro Agrícola para a Agricultura Familiar com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) movimentos sociais, agentes financeiros e a instituição.

O presidente da Emater/RS, Mário Augusto do Nascimento, abriu o encontro falando na importância do processo de discussão das políticas públicas para a o futuro da agricultura familiar. “Estamos capacitando técnicos e equipando os escritórios municipais para atender as exigências do Programa e avançar no desenvolvimento das ações do seguro”, comentou Nascimento. A Instituição executou o trabalho com a participação de 400 técnicos. Metade do total de perícias realizadas envolveram áreas com até cinco hectares e 84%, com até dez hectares.

O coordenador geral de Gestão de Riscos e Seguro Agrícola do MDA, José Zukoeski, informou que na última safra o valor segurado foi de R$ 4,8 bilhões. “O RS é responsável por 32,4% do valor segurado em todo o Brasil, isso significa R$ 1,5 bilhões disponibilizados, principalmente, com o milho, soja e trigo”, avaliou.

O programa vem crescendo e deve passar por ajustes nas regras. Algumas alterações foram apresentadas, como a mudança no processo de comprovação das perdas, nos prazos para vistorias ou na comprovação das perdas antecipadas, uma exigência dos agricultores. “Temos que criar mecanismos que estimulem as boas práticas para que o seguro seja utilizado realmente quando necessário. Para isso é fundamental que o agricultor procure a assistência técnica da Emater”, avaliou Zukoeski.

O coordenador também abordou alguns pontos importantes para o agricultor evitar a perda da cobertura do seguro, como preparo e conservação do solo, plantio dentro do zoneamento, as tecnologias aplicadas, entre outros.

A partir desse encontro, o MDA irá encaminhar aos agentes financeiros e a assistência técnica uma circular, com a orientação para alguns pontos a serem observados com a intenção de qualificar o Seguro da Agricultura Familiar. Já a Emater/RS-Ascar irá organizar uma rodada de reuniões para esclarecer os extensionistas.

Data: 04-09-2009
Fonte: Emater - RS
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Brandt investe no potencial de crescimento da agricultura brasileira e dobra de tamanho em dois anos
»Mais de duas mil pessoas prestigiam Ação Cooperada em Erechim
»Pesquisa desenvolve biscoito de cereais integrais com recheio de polpa de frutas brasileiras
»AgroBrasília 2017: Sucessão Familiar é tema da Feira
»Nutron auxilia produtores de suínos a diminuir o impacto das micotoxinas

Notícias anteriores
07-14/Jul  15-22/Jul  23-30/Jul  31/Jul-07/Ago    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2020 Agronline.com.br