Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Agricultura
RS - Milho e arroz podem ser prejudicados na safra de verão
A Emater apresentou ontem o primeiro levantamento sobre a intenção de plantio para a safra de verão. A estimativa é de sejam plantados 6,415 milhões de hectares, alcançando uma produção em torno de 21 mi de toneladas.

De maneira geral, a Emater classificou que a perspectiva de produção para a próxima safra nas quatro principais culturas são bastante boa. No entanto, o milho e o arroz podem ser prejudicados. O baixo preço do milho, os estoques e o alto custo de produção desanimaram o produtor, que irá reduzir em 8,1% a área do grão a ser semeada.

As regiões de Passo Fundo e Erechim, no Norte gaúcho, são as que concentram as maiores reduções na área plantada, chegando a quase menos 20%. O motivo é os produtores destas regiões comercializam o milho como uma commodity e o preço do grão no mercado internacional está muito baixo. Já entre os pequenos produtores, que usam o grão para abastecimento interno ou alimento de animais, não ocorreu grandes reduções.

Parte do que o milho perdeu em área foi transferido à soja, que terá uma área plantada 3,2% maior do que em relação ao ano passado. Já o arroz pode ter queda de 5,2% na produção devido à retração na produtividade inicial. No entanto, a produção desta safra deve ser maior do que a anterior, chegando a quase 7,5 mi de toneladas. A surpresa, no levantamento da Emater, fica para o feijão que teve sua área plantada aumentada em 2,7%.

Fonte: Chasque Agência de Notícias

Data: 04-09-2009
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Resistência na ferrugem da soja ganha força
»Resistência na ferrugem da soja ganha força
»Produtores do RS já colheram 8,5 milhões de toneladas de arroz
»SC quer erradicar cancro europeu dos pomares de maçã
»Curso Internacional de Sementes: Fisiologia e Qualidade

Notícias anteriores
02-09/Jul  10-17/Jul  18-25/Jul  26/Jul-02/Ago    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2020 Agronline.com.br