Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Pecuária
Devon escolhe os melhores da raça
A pureza racial e a estrutura perfeita foram as principais características apresentadas pelos animais Devon no julgamento de machos e fêmeas realizados nesta quarta-feira, 2 de setembro, na Expointer. O jurado Aldo José Tavares dos Santos destacou a profissionalização das cabanhas que levaram para a feira exemplares com ótima qualidade genética. “Os animais tinham uma homogeneidade entre si. Todos contavam com biótipos de carne, com carcaças bem estruturadas e uma cobertura de carne importante. Os grandes vencedores foram exemplares que se destacaram nestes aspectos”, diz.

Participaram dos julgamentos 25 fêmeas e 27 machos, em 34 categorias. Os animais foram avaliados de acordo com o biótipo exigido nos mercados nacional e internacional de carnes. A fêmea grande campeã foi o box 1446, da Caboatã Agropecuária, de Esmeralda, de Marcos Evaldo Pandolfi. “Concorremos com cinco exemplares este ano. É a primeira vez que ganhamos prêmios e o campeonato. Nosso mérito maior é ter concorrido com tradicionais cabanhas e ter vencido. Foi maravilhoso. Isso nos motiva a seguir na seleção de animais”, conta Pandolfi, que também ganhou o prêmio Lauro Macedo, com o exemplar box 1431. A premiação, criada nesta edição, é destinada a estreantes e expositores como forma de estímulo à produção de animais de excelência. O reservado de grande campeã ficou com o exemplar 1453, da Cabanha Corticeiras, de Camaquã.

No julgamento de machos, o grande campeão da raça ficou com o exemplar box 1419, da Cabanha Azul (Quarai-RS), de dois anos, de propriedade de João Vieira de Macedo Neto. O título foi comemorado por toda a família. Suzana Salvador Macedo, filha de Macedo, explicou que o animal apresenta a estrutura buscada pela cabanha, que é de exemplares com muita carne. “É o primeiro prêmio deste touro, que se caracteriza por ter muita harmonia, uma correção estrutural e funcionalidade”, destacou. O reservado de grande campeão ficou com o exemplar box 1428, da Corticeiras, o mesmo que ganhou o título de animal mais pesado da Expointer. “Tanto o grande campeão quanto o campeão reservado têm peso final importante, mas a suavidade dianteira e musculatura posterior foram os diferenciais do vencedor”, disse Aldo, frisando que ambos exemplares eram excelentes.

A presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD), Elizabeth Cirne Lima, comentou que o padrão de qualidade dos animais apresentados no julgamento deste ano foi muito superior ao do ano passado. Para a presidente da entidade, o jurado satisfez os anseios da ABCD por escolher animais de alta genética e que primam pelo potencial de transmissão destas características para o sistema de produção em escala comercial. “O Aldo traz no sangue a experiência na produção de Devon de alta genética e trabalha, há mais de 15 anos, de forma intensa com gado comercial”, explica Elizabeth.

Sobre o Prêmio Lauro Macedo

Essa premiação foi criada neste ano como forma de estímulo aos estreantes e expositores que ainda não tinham sido premiados, mas que tem se dedicado à criação de animais de excelência. O prêmio homenageia Lauro Macedo, da cabanha Azul, pelo grande trabalho zootécnico, desenvolvido ao longo dos anos na criação de animais de qualidade e de alto padrão genético.

Campeã Lauro Macedo Fêmea: Box 1431 – Cabanha Caboatã – Marcos Evaldo Pandolfi

Campeãs Fêmea

Campeonato Terneira: Box 1431 – Caboatã Agropecuária – Marcos Evaldo Pandolfi

Campeonato Vaquilhona Menor: Box 1439 – Santa Inês – Walmor Paulo Albrecht e Filhos

Campeonato Vaquilhona Maior: Box 1444 – Caboatã Agropecuária – Marcos Evaldo Pandolfi

Campeonato Vaca Jovem: Box 1446 – Caboatã Agropecuária – Marcos Evaldo Pandolfi

Campeonato Vaca Adulta: Box 1453 – Corticeiras Agropecuária Ltda – Carmem Maria Jardim e Filhos

Grande Campeã Fêmea: Box 1446 – Caboatã Agropecuária – Marcos Evaldo Pandolfi

Campeã Reservada: Box 1453 – Corticeiras Agropecuária Ltda – Carmem Maria Jardim e Filhos

Campeões Macho

Campeonato Terneiro: Box 1406 – Corticeiras Agropecuária Ltda – Carmem Maria Jardim e Filhos

Campeonato Júnior: Box 1412 – Cabanha Azul – João Vieira de Macedo Neto

Campeonato Dois Anos: Box 1419 - Cabanha Azul – João Vieira de Macedo Neto

Campeonato Sênior: Box 1428 – Corticeiras Agropecuária Ltda – Carmem Maria jardim e Filhos

Grande Campeão Macho: Box 1419 – Cabanha Azul – João Vieira de Macedo Neto

Campeão Reservado: Box 1428 Corticeiras Agropecuária Ltda – Carmem Maria jardim e Filhos

Mais informações:

Moglia Comunicação Empresarial

51 30293249/ 81127510

Data: 03-09-2009
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Genômica e melhoramento genético em bovinos
»Produtores rurais serão beneficiados com a distribuição gratuita de 12 mil doses de sêmen da raça Girolando
»Estado de Roraima é considerado risco médio para febre aftosa
»Embrapa lança software para controle de verminose em ovinos na Agrifam
»Assentados paranaenses contarão com Salas da Cidadania para acessar serviços prestados pelo Incra

Notícias anteriores
07-14/Jul  15-22/Jul  23-30/Jul  31/Jul-07/Ago    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2020 Agronline.com.br