Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Agricultura
BA - Colheita de algodão está atrasada no oeste da Bahia
Os agricultores do oeste da Bahia estão colhendo a safra do algodão. Este ano, fatores climáticos atrasaram os trabalhos e comprometeram a produtividade das lavouras.

O algodão no oeste baiano já deveria ter sido todo colhido a cerca de um mês, mas as chuvas que ocorreram nos meses de abril e maio acabaram prolongando o ciclo das plantas. A mudança climática provocou perdas como na lavoura de 500 hectares de Marcos Grieger. O produtor esperava alcançar a produtividade de 340 arrobas por hectare, mas não foi o que aconteceu.

“A expectativa era ser igual à safra passada, que nessa mesma área tiramos 335 arrobas de média. Até março nós estávamos ainda com essa expectativa. Então, veio a chuva e agora o resultado está em torno de 250 arrobas”, explicou Grieger.

A chuva estragou as maçãs de algodão da parte baixa da planta. E a falta de sol na época certa também interferiu no desenvolvimento da pluma do alto das plantas. No caso de Marcos, metade da safra de algodão já estava vendida desde o ano passado, mas com a estimativa de produtividade maior do que se confirmou na colheita. “Esse dinheiro vai faltar no fluxo de caixa da próxima safra”, concluiu.

Na safra deste ano, segundo a Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia, havia ocorrido redução de 5% da área plantada. Para o ano que vem ainda não há estimativa projetada para a região.

A Bahia é o segundo maior produtor nacional de algodão, só perde para o Mato Grosso.

Fonte: Globo Rural

Data: 02-09-2009
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Resistência na ferrugem da soja ganha força
»Resistência na ferrugem da soja ganha força
»Produtores do RS já colheram 8,5 milhões de toneladas de arroz
»SC quer erradicar cancro europeu dos pomares de maçã
»Curso Internacional de Sementes: Fisiologia e Qualidade

Notícias anteriores
02-09/Jul  10-17/Jul  18-25/Jul  26/Jul-02/Ago    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2020 Agronline.com.br