Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Pecuária
RS - ABHB divulga primeiros campeões da Expointer
Os primeiros campeões Hereford e Braford da Expointer foram conhecidos segunda-feira (31/08). No primeiro dia de julgamentos promovidos pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), a grande premiada foi a Cabanha Azul, de Quaraí.

A grande campeã Hereford Fêmea a Galpão, de tatuagem 8996, foi a primeira receber a roseta. Suzana Macedo Salvador, filha do dono da cabanha, João Vieira de Macedo Neto, disse que o julgamento é a olimpíada dos criadores e o prêmio a consagração do trabalho de um ano. A reservada grande campeã Hereford Fêmea a Galpão foi a representante da cabanha São Fernando Pigeon, também de Quaraí e de tatuagem 8720, do criador João Souza Cavalcanti.

Na categoria Polled Hereford a Galpão, outro exemplar da Cabanha Azul foi a grande campeã. O animal de tatuagem 9010 foi considerado pelo jurado uruguaio, Alejandro Costa, o mais sólido, mais feminino e completo. Suzana destaca as maiores características do exemplar. “Ela é muito feminina, bastante musculosa, com um enorme volume de carne sem perder a feminilidade e além de tudo tem ótimas características de reprodução”. A reservada da mesma categoria foi a representante da Estância Nova Aurora, de Uruguaiana, do condomínio Nova Aurora Anjo da Guarda e tatuagem 1851. A grande campeã Hereford também se consagrou como Suprema Campeã. “Cada vez que ganhamos um prêmio é como s e fosse o primeiro”, comemorou Suzana com os resultados do dia. O segredo, segundo ela, é trabalhar fortemente em cima do monitoramento genético e reconhecer desde o nascimento os animais que se destacam.

CONVÊNIO – No final da manhã desta segunda-feira, a ABHB assinou um convênio com a Apex-Brasil para incentivar a exportação de genética das raças Braford e Hereford. O presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira, reafirmou que a entidade está ciente de que a parceria renderá excelentes frutos. “Espero que no ano que vem estejamos aqui comemorando não apenas os resultados, mas sim os bons resultados”, afirmou Teixeira. O presidente da ABHB, Fernando Lopa, ressaltou que o projeto é muito importante, pois tornará as genéticas das raças padrão HB competitivas mundialmente.

Para o representante da Câmara dos Deputados, Luiz Carlos Heinze, a genética da bovinocultura brasileira é extremamente importante. “Se nós temos essa qualidade genética das raças, o mundo tem que saber”, completou durante a solenidade. O deputado Afonso Hamm, que também esteve presente no evento, disse que “o convênio deverá alavancar o desenvolvimento dessas duas raças que são vencedoras e quem nos diz isso é o próprio mercado”.

Mais informações: ABHB - www.hereford.com.br / www.braford.com.br / (0xx53) 3241 9164

Lorena Riambau Garcia

Associação Brasileira de Hereford e Braford

Data: 01-09-2009
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Genômica e melhoramento genético em bovinos
»Produtores rurais serão beneficiados com a distribuição gratuita de 12 mil doses de sêmen da raça Girolando
»Estado de Roraima é considerado risco médio para febre aftosa
»Embrapa lança software para controle de verminose em ovinos na Agrifam
»Assentados paranaenses contarão com Salas da Cidadania para acessar serviços prestados pelo Incra

Notícias anteriores
02-09/Jul  10-17/Jul  18-25/Jul  26/Jul-02/Ago    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2020 Agronline.com.br