Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Geral
RS - Festa Nacional do Moranguinho começa sábado
A cidade de Bom Princípio/RS, no Vale do Rio Caí, está em contagem regressiva para a 13ª Festa Nacional do Moranguinho, que ocorre nos próximos três finais de semana, no Parque Municipal.

A abertura, no próximo sábado (05/09), terá a estréia do desfile temático do Mundo do Morango e a tentativa de quebra do recorde da maior torta do mundo em forma de morango.

A feira acontece nos dias 5, 6, e 7; 11, 12 e 13, e 18, 19 e 20

Desde segunda-feira (31/08), dezenas de doceiras do Clube de Mães de Bom Princípio estão preparando ingredientes para quebrar o atual recorde, pertencente à França, que é de uma torta com 2,1 toneladas. No caso gaúcho, o doce terá mais de 2 metros de altura e o formato do pórtico em forma de morango, que fica na entrada do Parque Municipal.

Além de reforçar a identidade de Bom Princípio com a fruta do qual é o terceiro maior produtor gaúcho, a mobilização para o recorde ainda tem mais um objetivo social. O lucro da venda das mais de 21 mil fatias do bolo gigante será destinado à compra de um aparelho de ecografia para o hospital da cidade.

“Já conseguimos a doação de boa parte dos ingredientes, como farinha, ovos e nata. Também nos foi cedida uma câmara frigorífica, para preservar as fatias para venda”, conta a primeira-dama Adriana Seibel, que coordena os preparativos da torta gigante e do desfile temático. Além dos fiscais da Sociedade Guiness (para julgar o recorde), o processo será acompanhado por uma nutricionista. “Apesar de gigante, o bolo deverá ter o sabor de um doce normal, já que, afinal, ele também será saboreado pelos visitantes da festa”, ressalta Adriana.

DESFILE

O desfile temático será outra novidade que estréia neste sábado. Há três semanas a movimentação tem se acelerado no barracão da Secretaria Municipal de Obras. Materiais sintéticos se tornam folhas verdes e frutos vermelhos, retalhos vestem bonecos gigantes, cacos de espelho transformam arame em candelabros e restos vão ganhando novos brilhos. Tudo para contar a história da fruta-símbolo da cidade, desde os primeiros resquícios pré-históricos, passando pelo Império Romano e passeando pela Idade Média, até chegar ao Vale do Caí.

“O desfile ganha um aspecto social importante, já que vai significar novas oficinas de criação e atividades ocupacionais, além de trabalhar a reciclagem de materiais sintéticos”, enumera a primeira-dama. Ela compara essa nova fase da Festa do Moranguinho ao que ocorreu em Gramado, quando o Natal Luz aprimorou seus desfiles temáticos.

Em Bom Princípio assim, como na Região das Hortênsias, a melhoria veio com a busca de experiência de quem faz o carnaval. A Terra do Moranguinho buscou dois carnavalescos de Porto Alegre para a missão: os mestres José Carlos Rodrigues de Oliveira, o Zé Cartola, e Edson dos Santos, o Dico. Respectivamente, das escolas de samba Vila do IAPI e Império da Zona Norte.

A festa tem seu site oficial no endereço www.festanacionaldomoranguinho.com.br

Castor Becker Júnior

Assessoria de imprensa Prefeitura de Bom Princípio/RS

Data: 01-09-2009
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»11º Congresso Nacional de Pesquisa do Feijão começa na próxima terça, em Londrina
»Farmabase realiza ciclo de palestras pelo país
»Representante da FAO no Brasil palestra no Rural Show
»Congresso da Abag debaterá propostas do agronegócio a ser encaminhadas aos candidatos à Presidência
»Grande Júri do Prêmio Fundação Bunge se reúne para deliberar sobre contemplados de 2014

Notícias anteriores
16-23/Jun  24/Jun-01/Jul  02-09/Jul  10-17/Jul    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2014 Agronline.com.br