Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Geral
RS - Festa Nacional do Moranguinho começa sábado
A cidade de Bom Princípio/RS, no Vale do Rio Caí, está em contagem regressiva para a 13ª Festa Nacional do Moranguinho, que ocorre nos próximos três finais de semana, no Parque Municipal.

A abertura, no próximo sábado (05/09), terá a estréia do desfile temático do Mundo do Morango e a tentativa de quebra do recorde da maior torta do mundo em forma de morango.

A feira acontece nos dias 5, 6, e 7; 11, 12 e 13, e 18, 19 e 20

Desde segunda-feira (31/08), dezenas de doceiras do Clube de Mães de Bom Princípio estão preparando ingredientes para quebrar o atual recorde, pertencente à França, que é de uma torta com 2,1 toneladas. No caso gaúcho, o doce terá mais de 2 metros de altura e o formato do pórtico em forma de morango, que fica na entrada do Parque Municipal.

Além de reforçar a identidade de Bom Princípio com a fruta do qual é o terceiro maior produtor gaúcho, a mobilização para o recorde ainda tem mais um objetivo social. O lucro da venda das mais de 21 mil fatias do bolo gigante será destinado à compra de um aparelho de ecografia para o hospital da cidade.

“Já conseguimos a doação de boa parte dos ingredientes, como farinha, ovos e nata. Também nos foi cedida uma câmara frigorífica, para preservar as fatias para venda”, conta a primeira-dama Adriana Seibel, que coordena os preparativos da torta gigante e do desfile temático. Além dos fiscais da Sociedade Guiness (para julgar o recorde), o processo será acompanhado por uma nutricionista. “Apesar de gigante, o bolo deverá ter o sabor de um doce normal, já que, afinal, ele também será saboreado pelos visitantes da festa”, ressalta Adriana.

DESFILE

O desfile temático será outra novidade que estréia neste sábado. Há três semanas a movimentação tem se acelerado no barracão da Secretaria Municipal de Obras. Materiais sintéticos se tornam folhas verdes e frutos vermelhos, retalhos vestem bonecos gigantes, cacos de espelho transformam arame em candelabros e restos vão ganhando novos brilhos. Tudo para contar a história da fruta-símbolo da cidade, desde os primeiros resquícios pré-históricos, passando pelo Império Romano e passeando pela Idade Média, até chegar ao Vale do Caí.

“O desfile ganha um aspecto social importante, já que vai significar novas oficinas de criação e atividades ocupacionais, além de trabalhar a reciclagem de materiais sintéticos”, enumera a primeira-dama. Ela compara essa nova fase da Festa do Moranguinho ao que ocorreu em Gramado, quando o Natal Luz aprimorou seus desfiles temáticos.

Em Bom Princípio assim, como na Região das Hortênsias, a melhoria veio com a busca de experiência de quem faz o carnaval. A Terra do Moranguinho buscou dois carnavalescos de Porto Alegre para a missão: os mestres José Carlos Rodrigues de Oliveira, o Zé Cartola, e Edson dos Santos, o Dico. Respectivamente, das escolas de samba Vila do IAPI e Império da Zona Norte.

A festa tem seu site oficial no endereço www.festanacionaldomoranguinho.com.br

Castor Becker Júnior

Assessoria de imprensa Prefeitura de Bom Princípio/RS

Data: 01-09-2009
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Dia de campo mostra vantagens da pecuária de ciclo curto e sistema iLP
»Método de análise multirresíduo aperfeiçoa e agiliza a avaliação da qualidade do leite
»Embrapa demonstra a viabilidade de plantio de morango orgânico em Sergipe
»Livro sobre o mundo rural brasileiro será lançado em Curitiba
»“Cavalgada das Cavalgadas” marca nova era do Campolina

Notícias anteriores
10-17/Ago  18-25/Ago  26/Ago-02/Set  03-10/Set    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2014 Agronline.com.br