Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Agricultura
PR - Índices de produtividade por tecnologia empregada
Com a previsão de que pouco mais de 10% da área cultivada tenha seguro na safra 2009/10, o setor comemora o avanço e discute reformas. “Por enquanto, sem subvenção ninguém contrata. Só com apoio ao produtor no pagamento do prêmio é que estamos conseguindo estruturar o sistema”, afirma Welington Soares de Almeida, diretor do Departamento de Gestão de Risco do Mapa. Ele considera que os contratos precisam melhorar e aponta como principal entrave à demanda por seguro agrícola o uso de índices de produtividade generalizados.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi encarregado dessa questão. Trabalha na elaboração de índices por tecnologia utilizada. A meta é diferenciar as médias da agricultura familiar das atingidas pela agricultura comercial. Assim, em caso de catástrofe, cada produtor receberia das seguradoras valor mais próximo de suas perdas.

Se por um lado o interesse do produtor no seguro é reduzido pela distorção nas médias de produtividade, por outro as seguradoras limitam suas ofertas por considerarem que não podem assumir os riscos sozinhas. O governo tenta intervir também neste ponto, com a criação do fundo de catástrofe, em discussão do Congresso.

“No caso de o clima afetar a produção de um estado inteiro, as empresas de seguro quebrariam facilmente”, argumenta Almeida.

Em sua avaliação, se contarem com um fundo, mais empresas vão se interessar pelo seguro rural e a própria competição vai favorecer o avanço no setor. A proposta é que o fundo seja composto por recursos públicos e privados, a princípio na proporção de 99% e 10%. A administração ficaria a cargo de uma empresa privada, ainda a ser criada.

Para Luiz Carlos Meleiro, superintendente de Agronegócios da Allianz Seguros, o futuro do seguro agrícola no Brasil depende, entre outras medidas, da estruturação do fundo de catástrofe. (JR e GF)

Data: 01-09-2009
Fonte: Gazeta do Povo
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Resistência na ferrugem da soja ganha força
»Resistência na ferrugem da soja ganha força
»Produtores do RS já colheram 8,5 milhões de toneladas de arroz
»SC quer erradicar cancro europeu dos pomares de maçã
»Curso Internacional de Sementes: Fisiologia e Qualidade

Notícias anteriores
07-14/Jul  15-22/Jul  23-30/Jul  31/Jul-07/Ago    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2020 Agronline.com.br