Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Tecnologia
SP - Experimento pioneiro no Brasil avalia impacto das mudanças climáticas em doenças e plantas daninhas
Durante quatro anos, de 2009 a 2012, será realizado um estudo nacional liderado pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), que vai avaliar o impacto das mudanças climáticas globais sobre problemas fitossanitários, como pragas (insetos), doenças (fungos e bactérias) e plantas daninhas.

Uma das etapas do projeto é a instalação de um experimento do tipo FACE – Free-Air Carbon Dioxide Enrichment – com foco nos efeitos do aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera.

“É o primeiro experimento desse tipo no Brasil. No mundo, existem aproximadamente 20 FACEs. Queremos criar condições em campo que simulem a atmosfera futura, com concentrações maiores de gás carbônico que as atuais. Sabemos que o gás favorece o desenvolvimento da planta, mas pode favorecer também o desenvolvimento de pragas e doenças”, explica a pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente e coordenadora do projeto, Raquel Ghini.

Outro ponto a ser avaliado é o aumento da temperatura, pois ainda há muita informação que necessita ser obtida para evitar danos nas lavouras. Além disso, também será estudado o aumento da incidência de raios ultravioleta, que podem matar micro-organismos importantes para plantas de certas lavouras. Por fim, serão elaborados mapas com cenários futuros.

“O projeto vai direcionar novas pesquisas. O impacto das mudanças climáticas não é apenas ambiental, é econômico e social”, enfatiza Raquel. “Com alterações da temperatura, daqui a 10 anos poderemos ter doenças que antes não atacavam algumas culturas. Por exemplo, ao observar mapas de distribuição de doenças em relação ao clima atual e fazer um trabalho de simulação, percebemos que a sigatoka-negra, doença que afeta as bananeiras, vai migrar para o Sul onde, teoricamente, a temperatura vai aumentar”, diz a pesquisadora.

Cristina Tordin

Embrapa Meio Ambiente

(19) 3311.2608

Data: 01-09-2009
Fonte: Embrapa
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Aplicativo para identificar deficiências nutricionais da Yara já está disponível a produtores de café
»Embalagens de plástico verde reduzem desperdício e dão mais segurança
»Tecnologia invade os campos agrícolas
»Banana transgênica pode ajudar no combate à desnutrição
»Pesquisa contribui para o controle da contaminação do solo

Notícias anteriores
07-14/Jul  15-22/Jul  23-30/Jul  31/Jul-07/Ago    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2020 Agronline.com.br