Brasil, 19 de abril de 2014.
Ir para a página inicial Agrolinks Comunidade Ciência & Tecnologia Informação Negócios Publicidade
   
 
 Artigos
 Eventos
 Notícias
 Cadastre-se
 Agrociência
 Software
 Categorias
 Mais visitados
 Classificados





Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 

Agronegócios
O Brasil deve cultivar 6,767 milhões de hectares de milho segunda safra, também conhecida por safrinha, conforme a nova estimativa divulgada hoje pela consultoria SAFRAS & Mercado. Essa área supera os 5,987 milhões de hectares indicados em março.
O ritmo de negociações no mercado pecuário voltou a enfraquecer nos últimos dias, depois do ligeiro aquecimento observado entre meados de março e início de abril, conforme indicam pesquisadores do Cepea. Neste cenário, os preços do boi gordo caíram na maioria das regiões divulgadas pelo Cepea nos últimos dias.
A Fenasoja – Feira Nacional da Soja novamente ultrapassou fronteiras com lançamentos da 19ª edição em terras argentinas e paraguaias. Doze municípios de quatro províncias argentinas e dois no Paraguai foram mobilizados em agendas realizadas nos dois últimos meses. A Fenasoja foi divulgada nas províncias de Santa Fé, Chaco, Misiones e Corrientes, na Argentina, e nas cidades de Encarnación e Hohenau, no departamento de Itapúa, no Paraguai.
Reconhecer o Queijo Serrano como um produto artesanal, oriundo da pecuária familiar da região dos Campos de Cima da Serra, é uma das prioridades defendidas pela Emater/RS-Ascar, na tarde de ontem (17), em Vacaria, na abertura da plenária da Participação Popular e Cidadã, que iniciou o ciclo de debates de investimentos do orçamento do Estado para 2013. Em função das particularidades do processo de fabricação, das características do queijo e de sua vinculação histórica com o território e a cultura local, o Queijo Serrano apresenta potencial e pleiteia uma Indicação Geográfica, de acordo com a Lei de Propriedade Intelectual do INPI, e um Certificado de Procedência junto ao Ministério da Agricultura (Mapa).
O Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite (Conseleite) estará reunido nesta quinta-feira (19) em Chapecó, no auditório do Sicom, das 9 às 12 horas, para discutir questões ligadas à cadeia produtiva do leite.
As cotações do milho voltaram a ter quedas mais expressivas no mercado brasileiro, conforme indicam dados do Cepea. As baixas estão atreladas às estimativas de produção recorde na safra 2011/12 do Brasil. Segundo a Conab, há boas expectativas para a segunda safra, depois de ter se consolidado estabilidade do volume colhido na temporada verão. Além disso, o tom baixista do mercado refletiu também o interesse vendedor.

Geral
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, em parceria com as instituições componentes do Grupo Gestor da Cadeia da Fruticultura, promove nos dias 25 e 26 de abril, em Peixoto de Azevedo (MT), o terceiro módulo da Capacitação Continuada de Técnicos da Cadeia Produtiva da Fruticultura. O curso é destinado aos agentes de assistência técnica e extensão rural de todo o Mato Grosso que já participaram dos encontros anteriores e visa apresentar tecnologias e conhecimentos que possam ser levados ao campo no estado.
Passado as exposições de Avaré (SP) e Londrina (PR), consideradas importantes mostras pecuárias de âmbito nacional, o Núcleo Angus Três Fronteiras Uruguaiana (RS) organiza em parceria com a Associação Brasileira de Angus a 3ª etapa do ranking nacional da associação, que acontece durante a Expo Outono de Uruguaiana, no Parque do Sindicato Rural da cidade. O jurado da vez será o argentino, Martin Lizaso, especialista na raça angus.
O marco regulatório legal referente às atividades de coleta, acesso, remessa, transporte, importação e exportação de amostras do patrimônio genético no Brasil é o tema da palestra da advogada Rosa Miriam de Vasconcelos, na sede da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), nesta quinta-feira (26). Rosa trabalha na Assessoria de Inovação Tecnológica da Embrapa, em Brasília/DF, e é doutora em direito de propriedade intelectual, com foco na legislação de acesso aos recursos genéticos, pela Universidade de Queensland, na Austrália.
Atrações artísticas e culturais, o melhor do comércio, da indústria e da agropecuária locais são algumas das atrações da 6ª Expocande – Feira Industrial, Comercial e Agropecuária – que acontece de 26 de abril a 1º de maio, no Parque Municipal de Eventos Itamar Vezentini, em Candelária (RS).
Abordar estudos e metodologias aplicadas à gestão dos recursos hídricos, principalmente nas regiões semiáridas, aproveitando conceitos de sustentabilidade, através de ações de curto médio e longo prazo para minimizar os problemas ocasionados pela seca. Este é o propósito do livro “Recursos hídricos em regiões semiáridas: estudos e aplicações, lançado por pesquisadores da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) e do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), na manhã desta segunda-feira (23), no auditório da Secretaria da Agricultura da Bahia.
Olinda (PE)- Com a recuperação dos preços pagos pela cana-de-açúcar, principalmente pela boa perspectiva para o açúcar e etanol nos próximos anos, as usinas sucroalcooleiras retomaram os investimentos nesse mercado. E com o objetivo de mostrar as novas tecnologias para o setor, Olinda (PE) será palco da IV SUCRONOR.
Mais de 700 pessoas lotaram o auditório do Centro de Eventos de Sorriso, na abertura do II Encontro Regional de Sistemas Produtivos, na noite de segunda-feira (23), que contou com a presença ilustre do professor da Fundação Getúlio Vargas e ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que fez palestra sobre ‘Perspectivas do Agronegócio Brasileiro’.
A Bayer Unidade Bovinos, em parceria com a Coopercitrus, realizará no dia 25 de abril uma palestra técnica sobre verminoses com a promotora técnica de vendas da Bayer e médica veterinária, Fernanda Baptistella, às 19h na Churrascaria Gaúcha em Monte Azul Paulista (SP). O objetivo do evento é reunir produtores de gado para esclarecer questões sobre verminoses, além de realizar a divulgação dos endectocidas da Bayer.
A Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é uma das três finalistas do Prêmio Greenbest 2012 na categoria Energia. A Unidade foi indicada para o prêmio pelas pesquisas que desenvolve na transformação de dejetos animais em agroenergia. O Greenbest é considerado um dos maiores prêmios de sustentabilidade do Brasil e organizado pela Greenvana, empresa voltada exclusivamente ao segmento de sustentabilidade para o mercado de consumo.
Entre janeiro e março desse ano, o Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos), formado por agricultores, fabricantes - estes representados pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) -, canais de distribuição e com apoio do poder público, encaminhou para o destino ambientalmente correto 9.481 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos em todo o país. O volume representa um crescimento de 17% quando comparado ao mesmo período de 2011. De acordo com o instituto, os maiores volumes destinados foram em Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Goiás e Minas Gerais.
Espiões infiltrados capazes de adoecer todo o rebanho silenciosamente. Assim são os bezerros persistentemente infectados (PI) pela diarreia viral bovina, mais conhecida como BVD. Ao entrar em contato com o vírus da BVD durante a gestação por meio da placenta das mães já infectadas, os animais nascem e tornam-se uma fonte de infecção permanente para o rebanho e, por vezes, difícil de ser identificada pela ausência de sintomas da doença.
O Centro de Raízes e Amidos Tropicais (Cerat) da Unesp realiza, no dia 29 de maio, o IX Workshop sobre Tecnologias em Agroindústrias de Tuberosas Tropicais. O evento terá início às 8h no Auditório “Paulo Rodolfo Leopoldo” da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), localizado na Fazenda Experimental Lageado, em Botucatu.
Como solução, não pode ser considerada definitiva, mas o plantio de eucaliptos é uma alternativa para diminuir a pressão sobre a caatinga para a retirada de lenha que abastece os fornos das industrias gesseiras na Chapada do Araripe. O rápido crescimento, a uniformidade da lenha e o rendimento energético dessa espécie exótica podem reduzir em 2,6 vezes a demanda por madeira da vegetação nativa.
Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Curso Prático de Fertirrigação, realizado no dia 21 de junho, na Fazenda Experimental Lageado, câmpus da Unesp em Botucatu/SP.
O Projeto AGROdestaque divulga as contribuições que o egresso da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ) realiza nas Ciências Agrárias, Ambientais e Sociais Aplicadas. Consiste em uma entrevista em formato ping-pong, na qual é possível obter informações sobre o egresso – breve currículo, demandas da área em que atua e opiniões acerca de aspectos relacionados ao mercado profissional.
Sempre presente nos eventos do setor agro, a Vale Fertilizantes patrocina a 78ª edição da maior feira de pecuária zebuína do mundo. Com expectativa de receber cerca de 350 mil pessoas, a ExpoZebu será realizada de 28 de abril a 10 de maio, em Uberaba (MG), no Parque Fernando Costa.
A Conab vai colocar à venda, a partir da próxima semana, mais de 7 mil toneladas de sisal dos estoques do governo, para atender o setor de beneficiamento da fibra na região Nordeste, onde a crise da seca ameaça o agronegócio sisaleiro. Os avisos de venda podem sair hoje.
Claudio Ramos assumiu a posição de Diretor de Vendas para o Brasil em substituição a João Marcos Ferrari, que passa a ser responsável pela Gerência Geral da Arysta LifeScience no Chile, com sede em Santiago.
Com a possibilidade de uma produção recorde de milho na safra 2011/12, Mato Grosso pode vir a ter um excedente do cereal. A previsão é que o estado colha 11,5 milhões de toneladas, cultivadas em 2,5 milhões de hectares, segundo estimativas do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Além do consumo interno para a fabricação de ração, essa produção pode ter um novo destino dentro do estado: a produção de etanol à base de milho.
O trigo é considerado um dos alimentos básicos mais importantes para o ser humano. Entretanto, este cereal pode se tornar escasso no futuro, devido à multiplicação do número de pessoas que habitam o planeta. Para atender a crescente demanda, a produtividade do trigo deverá aumentar e isto só será possível com a adoção de tecnologias que contribuam para o aumento da produção e da qualidade dos grãos.
Entre os dias 21 e 25 de maio, acontece a 5ª edição da SIT (Semana de Integração Tecnológica). Os objetivos são integrar os diferentes agentes que compõem o segmento agropecuário regional, promover o diálogo e a troca de experiências entre produtores rurais, pesquisadores, extensionistas rurais e representantes de universidades e de empresas privadas e, através da socialização do conhecimento de diferentes instituições, beneficiar o público interessado.
O Brasil estará presente na 16ª edição da feira internacional Expo Alimentos Porto Rico, que se realizará em San Juan, no período de 21 a 22 de abril de 2012. O pavilhão brasileiro terá 90m² de estrutura montada e espaços individualizados que serão disponibilizados gratuitamente às empresas selecionadas, além de catálogo institucional e apoio de intérpretes.
Considerado uma das prioridades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) dentro do Plano Plurianual 2012-2015 (PPA), o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) será um dos temas debatidos durante a III Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (CNDA), que ocorrerá de 23 a 27 de abril, em Salvador (BA).
Arranjos bem trabalhados, simples, com cores fortes ou delicadas. A beleza das rosas chama atenção em qualquer lugar... Isso sem contar o perfume natural. É por motivos assim que elas conquistam cada vez mais espaço no dia a dia das famílias brasileiras. Segundo informações da Hórtica Consultoria e Treinamento, elas representam 30% de todo o consumo de flor de corte no Brasil.
A Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow - é a feira que dita as últimas tecnologias para o agronegócio. A partir dela que se conhecem as novas tendências que facilitam a vida no campo. Por isso o Grupo Agrimec, com as empresas Agrimec, Idema e Intecsol, participa há vários anos e, entre os dias 30 de abril e 04 de maio, apresenta novos implementos no estande C2D. A Agrimec leva a Linha Granbox que, recentemente, lançou a Carreta Graneleira Multiuso 30.000. Para a Agrishow as carretas foram remodeladas, com duas posições para a descarga e fundo em inox, que evita a corrosão. O implemento é propício tanto para o plantio, adubação, como para a colheita, proporcionando assim vantagem no custo-benefício, pois pode ser utilizado o ano todo.
O terceiro leilão anual da Agrindus aconteceu no dia 14 de abril, na Fazenda Santa Rita, em Descalvado (SP), No total, foram comercializadas 130 fêmeas, prenhezes de embriões e tourinhos provenientes da seleção da Fazenda, há 67 anos trabalhando com produção de leite intensiva e melhoramento genético do rebanho.
A Sanex Comércio e Indústria Veterinária, empresa de aditivos para nutrição animal de Curitiba, marca presença no XIII Simpósio Brasil Sul de Avicultura (SBSA) e aproveita a oportunidade para reunir seus colaboradores.
A Agro Norte Pesquisa e Sementes expõe seus produtos na 5ª Parecis SuperAgro (Exposição Agropecuária de Campo Novo do Parecis/MT), que segue até a próxima quinta-feira (19).
Nos dias 23 e 24 de abril, o Clube Amigos da Terra de Sorriso (CAT) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária promovem o 2º Encontro Regional de Sistemas Produtivos em Sorriso (MT). O evento contará com a participação de pesquisadores e lideranças do setor que discutirão o cenário do agronegócio brasileiro e a sustentabilidade da atividade.
Para dar continuidade aos trabalhos de capacitação em reforma de pastagem no Assentamento Montana, em Bataguassu/MS, será realizada a II Jornada do Produtor Rural, na quinta-feira, 19 de abril, das 9 horas às 12h30, na propriedade do produtor rural Clóvis Lourenço de Moura. A realização do evento é da Embrapa Agropecuária Oeste, da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), da Prefeitura Municipal de Bataguassu e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bataguassu.

Pecuária
Com o intuito de conquistar a área livre com vacinação para a febre aftosa, a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) vem executando diversas ações que objetivam a ampliação das fronteiras comerciais do Piauí, repercutindo diretamente no desenvolvimento agropecuário do Estado. Nesse contexto, o corpo técnico do órgão irá participar de um treinamento sobre o inquérito soroepidemiológico ministrado pela equipe do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Notícias anteriores
02-09/Abr  10-17/Abr  18-25/Abr  26/Abr-03/Mai    Atuais

Últimas Notícias
Copyright © 2000 - 2014 Agronline.com.br