Brasil, 24 de abril de 2014.
Ir para a página inicial Agrolinks Comunidade Ciência & Tecnologia Informação Negócios Publicidade
   
 
 Artigos
 Eventos
 Notícias
 Cadastre-se
 Agrociência
 Software
 Categorias
 Mais visitados
 Classificados





Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 

Agronegócios
A Fenasoja – Feira Nacional da Soja novamente ultrapassou fronteiras com lançamentos da 19ª edição em terras argentinas e paraguaias. Doze municípios de quatro províncias argentinas e dois no Paraguai foram mobilizados em agendas realizadas nos dois últimos meses. A Fenasoja foi divulgada nas províncias de Santa Fé, Chaco, Misiones e Corrientes, na Argentina, e nas cidades de Encarnación e Hohenau, no departamento de Itapúa, no Paraguai.
Reconhecer o Queijo Serrano como um produto artesanal, oriundo da pecuária familiar da região dos Campos de Cima da Serra, é uma das prioridades defendidas pela Emater/RS-Ascar, na tarde de ontem (17), em Vacaria, na abertura da plenária da Participação Popular e Cidadã, que iniciou o ciclo de debates de investimentos do orçamento do Estado para 2013. Em função das particularidades do processo de fabricação, das características do queijo e de sua vinculação histórica com o território e a cultura local, o Queijo Serrano apresenta potencial e pleiteia uma Indicação Geográfica, de acordo com a Lei de Propriedade Intelectual do INPI, e um Certificado de Procedência junto ao Ministério da Agricultura (Mapa).
O Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite (Conseleite) estará reunido nesta quinta-feira (19) em Chapecó, no auditório do Sicom, das 9 às 12 horas, para discutir questões ligadas à cadeia produtiva do leite.
As cotações do milho voltaram a ter quedas mais expressivas no mercado brasileiro, conforme indicam dados do Cepea. As baixas estão atreladas às estimativas de produção recorde na safra 2011/12 do Brasil. Segundo a Conab, há boas expectativas para a segunda safra, depois de ter se consolidado estabilidade do volume colhido na temporada verão. Além disso, o tom baixista do mercado refletiu também o interesse vendedor.
Há anos tenho observado que os opositores da agricultura brasileira apenas questionam os avanços científicos da tecnologia até a biotecnologia, mas nunca na área da farmácia e na indústria automobilista, por exemplo. Observem o que leva estas pessoas a serem contra algo que ajuda a empregar milhões de pessoas. Tirar a fome de milhares de pessoas e contribuir para preservação do meio ambiente? Temos muitos bons exemplos: plantio direto, que não remove mais o solo, e que no passado era taxado de contribuir para o assoreamento de nossos rios, e ao mesmo tempo hoje é o nosso pão de cada dia. Notem que a agricultura também pode cometer erros, mas não é vilã, precisamos de equilíbrio em tudo que fazemos, não há agricultura sem o rompimento das relações biológicas, como não há fabricação de carros sem impactos ao ar, as pessoas e ao solo.

Geral
A Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow - é a feira que dita as últimas tecnologias para o agronegócio. A partir dela que se conhecem as novas tendências que facilitam a vida no campo. Por isso o Grupo Agrimec, com as empresas Agrimec, Idema e Intecsol, participa há vários anos e, entre os dias 30 de abril e 04 de maio, apresenta novos implementos no estande C2D. A Agrimec leva a Linha Granbox que, recentemente, lançou a Carreta Graneleira Multiuso 30.000. Para a Agrishow as carretas foram remodeladas, com duas posições para a descarga e fundo em inox, que evita a corrosão. O implemento é propício tanto para o plantio, adubação, como para a colheita, proporcionando assim vantagem no custo-benefício, pois pode ser utilizado o ano todo.
O terceiro leilão anual da Agrindus aconteceu no dia 14 de abril, na Fazenda Santa Rita, em Descalvado (SP), No total, foram comercializadas 130 fêmeas, prenhezes de embriões e tourinhos provenientes da seleção da Fazenda, há 67 anos trabalhando com produção de leite intensiva e melhoramento genético do rebanho.
A Sanex Comércio e Indústria Veterinária, empresa de aditivos para nutrição animal de Curitiba, marca presença no XIII Simpósio Brasil Sul de Avicultura (SBSA) e aproveita a oportunidade para reunir seus colaboradores.
A Agro Norte Pesquisa e Sementes expõe seus produtos na 5ª Parecis SuperAgro (Exposição Agropecuária de Campo Novo do Parecis/MT), que segue até a próxima quinta-feira (19).
Nos dias 23 e 24 de abril, o Clube Amigos da Terra de Sorriso (CAT) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária promovem o 2º Encontro Regional de Sistemas Produtivos em Sorriso (MT). O evento contará com a participação de pesquisadores e lideranças do setor que discutirão o cenário do agronegócio brasileiro e a sustentabilidade da atividade.
Para dar continuidade aos trabalhos de capacitação em reforma de pastagem no Assentamento Montana, em Bataguassu/MS, será realizada a II Jornada do Produtor Rural, na quinta-feira, 19 de abril, das 9 horas às 12h30, na propriedade do produtor rural Clóvis Lourenço de Moura. A realização do evento é da Embrapa Agropecuária Oeste, da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), da Prefeitura Municipal de Bataguassu e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bataguassu.
A Embrapa Amapá promove nos dias 19 e 20 de abril o Workshop de apresentação dos resultados da primeira fase do projeto de pesquisa “Potencial contribuição dos serviços ambientais no módulo 4 da Floresta Estadual do Amapá para o desenvolvimento sustentável local e regional (Redd+Flota)”, contendo dados de geologia, geomorfologia, solos, cobertura vegetal, clima, etnoflora, etnofauna e socioeconomia. A pesquisa foi iniciada em junho de 2010 e tem prazo para ser concluída em 2013. A programação do Wokshop é aberta aos participantes do projeto e técnicos e gestores convidados, e consta de palestras de especialistas de vários centros de pesquisas da Embrapa, do Instituto Estadual de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (IEPA), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Imazon, UnB e Ifap, sobre assuntos como geologia e licenciamento mineral, recursos hídricos, uso e ocupação do solo, valoração da água, entre outros.
O nevoeiro que atingiu algumas cidades do Brasil deve continuar nesta quinta-feira, 19 de abril. De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o fenômeno deve atingir as capitais do Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais. No Sudeste o tempo fica parcialmente nublado passando a claro no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Há previsão de chuvas isoladas em São Paulo.. A temperatura mínima prevista na região pode chegar a 8º. C e a máxima deve chegar a 36º.C. O Sul também deve registrar grande variação na temperatura, entre 10º. C e 32º.C. O tempo fica nublado com pancadas de chuva e trovoadas nos três estados da região.
O aniversário da cidade de Laguna Caparã, no interior de Mato Grosso do Sul, é comemorado com 23 dias de festa com um evento que prestigia a principal atividade da região, a soja. O evento é voltado para o público rural e se estende até o dia 22 de abril. A programação abrange competições entre os produtores de leite, laçadores e produtores de soja, além de torneios esportivos. Há duas competições anuais envolvendo a produção de soja do Estado, uma leva em consideração a produtividade das fazendas inscritas e a outra avalia o pé de soja solteiro, com maior número de grãos e vagens.
Máquinas guiadas via satélite, a maior colheitadeira da América Latina e muita potência. É com soluções diversas para a agricultura de precisão que a empresa Jaraguá Bahia, revendedora da New Holland, se prepara para a Bahia Farm Show 2012 que será de 29 de maio a 02 de junho, no município baiano de Luís Eduardo Magalhães.
Reconhecido como o segundo maior estado exportador de suínos do Brasil, o Rio Grande do Sul contempla inúmeras plantas de abates suínos voltadas às especificações e exigências internacionais. Neste ano, o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) pretende trazer para as pequenas e médias agroindústrias e frigoríficos suínos, que têm sua produção voltada para o mercado interno, tecnologias avançadas e técnicas de aprimoramento e boas práticas de produção e qualidade, agregando assim maior valor ao produto final e também a qualidade exigida cada vez mais pelos consumidores brasileiros.
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, e a presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, lançam a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), nesta quarta-feira, 18 de abril, às 10h, no auditório da CNA.
O Brasil, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), participa da reunião do Comitê Veterinário Permanente do Mercosul (CVP), na Estação Quarentenária do Mapa na Ilha de Cananéia (EQC), em São Paulo entre os dias 19 e 20 de abril. A entidade é formada pelos cinco países do bloco: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai e pela Bolívia e tem como objetivo fortalecer a sanidade animal da região. O CVP é presidido pelo diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério, Guilherme Marques, e contará nessa reunião com a presença do Secretario Executivo do Mapa, José Carlos Vaz. Além de dar as boas vindas a todos os integrantes do CVP, Vaz visitará as instalações da EQC e terá encontro com autoridades locais.
Realizada no Instituto de Zootecnia (IZ) de Nova Odessa (SP) em 27 de março, a primeira assembléia do ano da Associação dos Profissionais da Pecuária Sustentável (APPS) teve como objetivos a escolha da nova diretoria e a reformulação do estatuto da associação.
Para obter maior controle da movimentação dos rebanhos do País, foi lançada nesta quarta-feira, 18 de abril, a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA). O anúncio aconteceu durante cerimônia na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília, quando a presidente da entidade, a senadora Kátia Abreu, entregou o sistema ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho.
Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Curso Prático de Fertirrigação, realizado no dia 21 de junho, na Fazenda Experimental Lageado, câmpus da Unesp em Botucatu/SP.
O ambiente global se encontra em profunda transformação. A realidade social, econômica e ambiental revela mudanças que afetam todo o planeta. Catástrofes ambientais, crises financeiras, revoltas sociais são imagens de um mesmo cenário que revela a necessidade urgente de revisão do modelo de desenvolvimento e dos atuais padrões de produção e consumo.
A Fepagro C-13, cultivar de citros desenvolvida pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), é tema de um folder produzido e distribuído pela Embrapa. Registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em 2007, a Fepagro C-13 já está sendo plantada como experimento em diversas universidades.
Depois de passar pelo Mato Grosso e pela Bahia, a Associação Brasileira de Angus desembarca em Goiânia (GO) e participa nos dias 18 e 19 de abril da Feicorte, maior evento indoor da cadeia pecuária de corte do mundo e principal vitrine do setor, em parceria com a NFT Alliance (aliança de marketing cooperativado do agronegócio) e com apoio da FAEG (Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás) e da Seagro (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado de Goiás).
Uma verdadeira ilha verde, com palmas gigantes e miúdas divididas por exuberantes arbustos da leguminosa gliricídia, rodeada pelo marrom do solo coberto por terra e mato seco, castigado pela aridez do último verão. Este foi o cenário em que foi montado, na terça-feira (17) o dia de campo da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), no Povoado Sítio - Fazenda Umbuzeiro Doce, município de Tobias Barreto, no Sertão Ocidental Sergipano.
No dia 19 de abril, a cidade de Piçarra, no Pará, receberá a palestra “Sanidade na Bovinocultura de Corte”. Ministrada por Thiago Dias de Mendonça, Médico Veterinário e Consultor em Pecuária da MSD Saúde Animal. A palestra abordará a sanidade e manejo do rebanho, ambos com influência direta e indireta sobre o bem estar animal. O evento acontece no dia 19 de abril, na Câmara Municipal de Vereadores de Piçarra, às 19h30.
A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) aprovou hoje (18) pela manhão o projeto de lei do Senado (PLS 591/11) que proíbe o contingenciamento de recursos orçamentários destinados à sanidade animal e vegetal. Agora, essa matéria será examinada por outra comissão do Senado: a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).
Mais um ano se foi e, nesse período, muita coisa mudou. A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec completa, nesta semana, 17 anos e, apesar de parecer jovem, cumpre papel importante no cenário agrícola nacional há 38 anos. Durante todo esse tempo, a cooperativa enfrentou muitos desafios e, com espírito corajoso e determinação, venceu muitas batalhas. No último ano, por exemplo, mostrou ser ainda mais competitiva, surpreendendo o produtor com lançamentos de soja e novas tecnologias em híbridos de milho.
Em homenagem ao Dia do Índio, amanhã, 19 de abril, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, promove entre os dias 18 e 20 de abril de 2012, no hall do Edifício Sede da Embrapa, a exposição fotográfica "Povos indígenas e segurança Alimentar: ações da Embrapa". Na abertura, que acontece no dia 18 de abril, às 8h30, será apresentado também um ritual de dança indígena.
A Monsanto mostra aos agricultores de Campo Novo do Parecis (MT) e região durante a Parecis SuperAgro 2012, que acontecerá até amanhã (19 de abril), a sua nova tecnologia para soja que irá revolucionar as lavouras brasileiras. A empresa investe cerca de US$ 1,4 bilhão em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias por ano, e um dos frutos desse investimento, nos últimos 10 anos, é a INTACTA RR2 PRO™, a primeira tecnologia criada para um mercado fora dos Estados Unidos.
É perturbador saber que cerca de 900 milhões de pessoas se encontram famintas ou subnutridas. São também impressionantes os fatos de que a população mundial de 7,1 bilhões alcançará 9,1 bilhões no ano de 2050, correspondendo a um aumento de 43% em 42 anos, e que a oferta de alimentos vai ter que atingir quantidades bem superiores às atuais para atender a essa demanda. Diante desse quadro, a pressão sobre a agricultura para se produzir mais alimentos e de forma sustentável é enorme.É perturbador saber que cerca de 900 milhões de pessoas se encontram famintas ou subnutridas. São também impressionantes os fatos de que a população mundial de 7,1 bilhões alcançará 9,1 bilhões no ano de 2050, correspondendo a um aumento de 43% em 42 anos, e que a oferta de alimentos vai ter que atingir quantidades bem superiores às atuais para atender a essa demanda. Diante desse quadro, a pressão sobre a agricultura para se produzir mais alimentos e de forma sustentável é enorme.
O evento tem como objetivo colocar na agenda nacional o atendimento de telecomunicações nas áreas rurais e remotas com telefonia tradicional, mas também, e principalmente, com o acesso à internet.
Muito resistentes e geralmente virulentos, os fungos não só destroem culturas, mas também florestas e centenas de espécies animais e constituem, portanto, uma ameaça crescente para a segurança alimentar e a biodiversidade, alertam os pesquisadores em um estudo publicado nesta quarta-feira na revista britânica Nature. Segundo o estudo, as doenças fúngicas provocam a cada ano a destruição de pelo menos 125 milhões de toneladas das cinco principais plantações: arroz, milho, trigo, batata e soja.
O SBA - Sistema Brasileiro do Agronegócio participará do Fórum Acrissul - Canal do Boi, realizado pela Associação dos Criadores de MS (Acrissul). O evento faz parte da programação oficial da 74ª Expogrande (Exposição Agropecuária de Campo Grande) e acontece dia 18 de abril, às 18h.
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) participa de hoje (16) até o dia 20 de abril, em Chicago, de importante reunião sobre critérios de sustentabilidade em bioenergia no âmbito da ISO – International Organization for Standardization, instituição criada em 1947 que estabelece normas e padrões técnicos seguidos internacionalmente.

Pecuária
Com o intuito de conquistar a área livre com vacinação para a febre aftosa, a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) vem executando diversas ações que objetivam a ampliação das fronteiras comerciais do Piauí, repercutindo diretamente no desenvolvimento agropecuário do Estado. Nesse contexto, o corpo técnico do órgão irá participar de um treinamento sobre o inquérito soroepidemiológico ministrado pela equipe do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa na Bahia em 2012 terá seu início antecipado para este domingo, 15 de abril. A informação oficial foi divulgada pelo Mapa, após solicitação feita pela Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), através de sua Agência de Defesa Agropecuária (Adab).

Notícias anteriores
28/Mar-04/Abr  05-12/Abr  13-20/Abr  21-28/Abr    Atuais

Últimas Notícias
Copyright © 2000 - 2014 Agronline.com.br