Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 

Agricultura
A produção nacional de grãos da safra 2011/2012 deve chegar a 159,20 milhões de toneladas, 2,2% inferior à obtida na safra 2010/2011, quando atingiu 162,84 milhões de toneladas. Esse resultado representa uma redução de 3,63 milhões de toneladas, segundo estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciada nesta terça-feira, dia 10 de abril, em Brasília, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A projeção de área plantada é de 52,29 milhões de hectares e é 4,8% maior que a cultivada na safra 2010/11, 49,89 hectares. Isso representa um aumento de 2,40 milhões de hectares. Os números são do sétimo levantamento da safra 2011/2012.

Agronegócios
Os sindicatos rurais da região fumageira estão acompanhando a comercialização da safra atual. Até agora, 30% da variedade virgínia foram vendidos e 80% do tipo burley por preço médio que cobre os custos de produção.
No primeiro trimestre do ano, as exportações gaúchas de carne suína seguem apresentando baixa, a exemplo do que vinha ocorrendo nos últimos meses de 2011.

Geral
Esta semana, o programa da Embrapa “Dia de Campo na TV” fala sobre o tema “Certificação contra brucelose e tuberculose bovina e bubalina”. O programa, produzido em parceria com a Embrapa Rondônia, vai ao ar na sexta-feira, dia 13 de abril, pelo Canal Rural (Net/Sky) a partir das 9h e reprise às 15h (horários de Brasília). E no domingo, 15, às 8h, pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou parabólica), com reprises na quarta-feira, às 9h10, e na sexta, às 16h.
O mercado de açúcar continua sua trajetória de baixa, com descontos enormes desde a última alta em fevereiro, deteriorando os spreads, que é a diferença entre os preços de compra e venda de um mesmo contrato, em meses de vencimento diferentes.
Eles são dóceis, obedientes, centrados, discretos e responsáveis. Engana-se quem pensa que essas características pertencem a uma pessoa. Na verdade, esse perfil descreve muito bem os cães da raça Border Collie, que foram criados para o pastoreio de ovinos e bovinos. A raça é originária da Inglaterra, o que explica o porquê desses animais atenderem às ordens dos donos, em sua maioria, em inglês. Entretanto, os cães Border Collier têm ganhado cada vez mais atenção no Brasil, principalmente junto aos produtores de caprinos e ovinos. Tanto é que esses animais de médio porte foram o centro das atenções na tarde desta terça-feira, 10 de abril, durante dinâmica de pecuária realizada na Tecnoshow Comigo 2012. Durante 1 hora, visitantes da Feira tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os cães e seus diferenciais no Centro Tecnológico Comigo (CTC).
A melancia desempenha importante papel na alimentação humana, especialmente nas regiões tropicais, onde o consumo é elevado. Seu fruto é consumido quase que exclusivamente in natura. Porém, também pode ser usado na confecção de sucos, geléias, doces, molhos e em saladas. Suas sementes, ricas em gordura, proteína, tiamina, niacina, cálcio, fósforo, ferro e magnésio, também podem ser consumidas, como ocorre na China, Índia e outros países.
O clima deve, mais uma vez, atrapalhar a produção de cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul. A expectativa de moagem ainda será positiva em relação a safra 2011/2012, mas a estiagem deve frear esse crescimento.
Os produtores de abacaxi do município de Coração de Maria, no recôncavo baiano, encontraram na variedade Imperial a esperança de retomar o cultivo na região. Nos anos 70, eles chegaram a liderar a produção na Bahia, mas devido a Fusariose - fungo que deprecia o fruto -, muitos agricultores desistiram da cultura. Hoje, com a variedade Imperial, desenvolvida pela Embrapa, e incentivada para plantio pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), responsável pela Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública, eles retomam a produção de forma orgânica e economicamente mais vantajosa.
A técnica que utiliza o plantio de arroz seguido do cultivo do feijão será um dos sistemas de produção apresentados aos produtores no 16º Dia de Campo Agro Norte, que será realizado no dia 14 de abril, em Sinop (MT).
Em sua primeira participação na Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação a Titan apresentará inovações que atendem às necessidades de seus clientes.
Produtores e técnicos da região de Guaratinguetá estiveram reunidos no Sítio Figueira, propriedade arrendada pela família do Sr. José Bosco Bonci, em Lavrinhas, no final de março, para avaliar resultados e compartilhar experiências bem sucedidas na produção de leite. Estiveram presentes representantes da Cooperativa de Laticínios de Cachoeira Paulista, do Sindicato Rural de Cruzeiro e das Casas da Agricultura.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou o Aviso Especial no 106 que alerta para as condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de chuva moderada a forte com trovoadas e rajadas de vento ocasionais em áreas isoladas do Amazonas e no norte de Rondônia, nesta quarta-feira, 11 de abril. Ainda segundo o aviso, há possibilidade de queda de granizo em áreas isoladas do oeste, campanha e sul do Rio Grande do Sul e no oeste e leste de Santa Catarina.
A Reconquista Agropecuária (Alegrete – RS) e parceiros genéticos promovem na noite do dia 12 de abril, durante a 52ª Expolondrina (PR), o 5º Leilão Conexão Angus. Chancelado pela Associação Brasileira de Angus, o remate acontece no Recinto Abdelkarim Janene, com julgamento dos lotes a partir das 17h, e início dos lances para 20h.
A Geo Agri Tecnologia Agrícola participará da Parecis SuperAgro, evento tecnológico e comercial da região do Parecis e do estado de Mato Grosso, que acontece entre os dias 16 e 19 de Abril na cidade de Campo Novo do Parecis/MT.
Nos dias 12 e 13 de ABRIL de 2012, o IAC organiza em CAMPINAS - SP um seminário sobre conservação do solo e proteção de recursos naturais. O evento tem como objetivo comemorar o nascimento do “Pai da Conservação do Solo”, Hugh Hammond Bennett, em 15 de abril, data que é oficialmente considerada o Dia Nacional da Conservação do Solo. O evento também cria uma oportunidade para atualização de profissionais das ciências agrárias e ambientais além de difundir resultados de pesquisa realizada pelas entidades participantes.
Um surto da gripe equina está rondando Pernambuco e a Paraíba. Segundo informações não oficiais, por causa das vaquejadas, o agente está sendo disseminado nas tropas nesses Estados, crescendo a cada dia o número de animais com sintomas da doença.
A Coopercentral Aurora Alimentos inaugura às 15h30 do dia 16 de abril Unidade de Disseminação de Genes (UDG) que permitirá a concentração produtiva e operacional da produção de sêmen do complexo agroindustrial. Adotando o que há de mais avançado em genética suína, a UDG absorve investimentos da ordem de 2,3 milhões de reais e está localizada no distrito de Marechal Bormann, município de Chapecó.
A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) apresentará tecnologias em dois grandes eventos do agronegócio em abril e maio. De 9 a 13 de abril, em Rio Verde-GO, haverá participação da Unidade na Tecnoshow Comigo, feira que tem a diversidade como marca registrada. Máquinas e equipamentos agropecuários, plots agrícolas, animais das mais variadas espécies, palestras técnicas, econômicas e educação ambiental são alguns atrativos do evento.
Integrantes da Câmara do Algodão e Derivados terão a 25º reunião do setor nesta quarta-feira, 11 de abril, em Brasília. A conjuntura do mercado e a comercialização da Safra 2011/2012 estarão em destaque. O encontro será às 10h, em Brasília, no Ministério da Agricultura.
Goiânia será palco, nos dias 18 e 19 de abril, da terceira etapa do Circuito Feicorte NFT 2012. As inscrições já estão abertas para produtores, profissionais e visitantes participarem do evento, que acontece no Centro de Convenções de Goiânia.
A cadeia produtiva do abacate tem significativa importância econômica para pequenos e médios produtores da região de Limeira. Demonstrar as potencialidades dessa cultura como opção de renda, tecnologias adequadas e as políticas públicas disponíveis foram os objetivos do I Ciclo de Palestras sobre Fruticultura que aconteceu no dia 04/04, no município de Araras.
A Conab acaba de concluir seu primeiro levantamento da safra de cana-de-açúcar para a temporada 2012/13. O estudo foi realizado por meio de visitas de técnicos a todas as unidades de produção em atividade no país. Esta maneira de coletar as informações permitiu conhecer, em detalhes, os “planos de safra” das unidades de produção, que se preparam para o início da moagem da cana, que deve se iniciar em fins de abril e prolongar-se até o mês de novembro.
O auditório da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) será sede da reunião do Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs) na quinta-feira (12). A reunião contará com a participação dos conselheiros representantes de diversas instituições.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) concluiu o primeiro levantamento da safra de cana-de-açúcar para a temporada 2012/13. Os números coletados pela Conab indicam um aumento na produção de cana-de-açúcar de 5,4%, com uma recuperação do rendimento médio das lavouras de 2,9%, que passará de 571,44 milhões de toneladas na safra passada para 602,18 milhões de toneladas na nova safra. A área de corte também apresenta uma pequena elevação passando de 8.368 mil hectares para 8.567,2 mil hectares.
O cafeeiro (Coffea sp.) é uma planta arbustiva originária da Etiópia, da qual se colhem as sementes, para a produção de uma bebida estimulante conhecida como café. Essa planta é largamente cultivada em países tropicais, para consumo próprio, e exportação para países de clima temperado. No Brasil, essa espécie foi introduzida, vinda das Guianas, pelas mãos dos colonizadores. Atualmente o País é o principal produtor mundial de café, seguido pelo Vietnã e Colômbia. Em âmbito nacional, os principais estados produtores são Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná e Rondônia, que correspondem a 97% da produção nacional.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta especial para possibilidade de pancadas de chuva, moderadas a fortes, em todo estado do Rio de Janeiro. Ainda segundo o Inmet, as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de trovoadas e rajadas de vento ocasionais em áreas isoladas no sul e oeste do Mato Grosso do Sul e de queda de granizo em áreas isoladas do oeste, centro e sul do Rio Grande do Sul, oeste e leste de Santa Catarina e no oeste e leste do Paraná. Os Avisos Especiais no 103 e no 105 são válidos para esta terça-feira, 10 de abril.
A Conab divulga nesta terça-feira (10), em parceria com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), a partir das 10h, o anúncio do sétimo levantamento de grãos 2011/2012 e do primeiro levantamento de Cana-de-açúcar 2012/2013. O evento será no auditório do Ministério da Agricultura (Mapa) e será realizado pelo Secretário de Política Agrícola do Mapa, Caio Rocha e pelo Diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Silvio Porto.
As carnes, o leite, os ovos e pescados consumidos pelos brasileiros estão, quase que em sua totalidade, de acordo com os padrões de conformidade determinados pelo Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC/Animal). O alto índice foi apontado pelo monitoramento do programa em carnes (bovina, suína, eqüina, de avestruz e de aves), leite, ovos, mel e pescado, realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Entre os dias 24 e 26 de abril, o campus da Fazu sediará o “Workshop de Manejo Integrado de Pragas em Grandes Culturas”, com a participação de renomados profissionais do Departamento de Pós-Graduação em Entomologia Agrícola da FCAV/Unesp (Jaboticabal/SP). O workshop tem como objetivo atualizar e promover a troca de informações na área entomológica aos interessados em conhecer as alternativas de controle de pragas das grandes culturas.
A Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) acaba de lançar o livro Sistemas de irrigação alternativos de baixo custo, escrito pelo professor Edmar José Scaloppi, do Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu.
Nesta quinta-feira (12/4), entra oficialmente em operação a BR Frango, indústria avícola de R$ 120 milhões, localizada no município de Santo Inácio, na região Norte do estado próximo à divisa com São Paulo.

Tecnologia
Já imaginou um milho mais nutritivo, que poderia suprir, de uma melhor forma, as necessidades diárias de vitaminas e outros nutrientes de crianças em plena idade escolar? A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), há mais de sete anos, desenvolve o projeto conhecido como BioFORT, nome que vem de biofortificação de alimentos. Esse projeto trabalha o melhoramento genético convencional de alimentos que compõem a dieta básica da população brasileira e de outros países.

Notícias anteriores
21-28/Mar  29/Mar-05/Abr  06-13/Abr  14-21/Abr    Atuais

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2014 Agronline.com.br