Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Agricultura
Começa na próxima terça-feira (9), a 5ª Exposição Internacional do Arroz que acontece em Pelotas, na Zona Sul do Estado. “É um evento importante para toda cadeia orizícola e que, apesar de ter um enfoque mercadológico, onde a maioria dos expositores é da indústria, a Expoarroz tem o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) como um dos principais apoiadores, que se insere muito bem neste contexto, respondendo, principalmente, às demandas dos produtores, realizando pesquisas de desenvolvimento de novos materiais genéticos, validando práticas e, com isso, atendendo às necessidades regionais de manejo, através de sua extensão”, declara o presidente do Irga, Guinter Frantz.
Fonte:
A resistência a fungicidas sítio-específicos para o fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem-asiática, continua a aumentar. No início de março, o FRAC (Fungicide Resistance Action Committee) relatou a presença da primeira mutação que confere resistência ao grupo das carboxamidas no fungo P. pachyrhizi. Resistência a fungicidas sítio-específicos é um processo natural de seleção. A presença dessa mutação refletiu na redução de eficiência de alguns fungicidas em avaliações nos ensaios do Consórcio Antiferrugem.
Fonte:
Faltam 37.714 hectares para concluir os trabalhos de colheita do arroz no Rio Grande do Sul, mas a produção da safra 2016/2017 já ultrapassou 8,5 milhões de toneladas. A conclusão é do levantamento organizado pela Seção de Política Setorial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a partir de informações fornecidas pela Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) e pelos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) da autarquia. Os dados, repassados nesta quinta-feira (4), mostram que 1.068.457 ha (96,6% da área total semeada de 1.106.171) foram finalizados.
Fonte: Irga
Um arrojado plano de ações destinadas a erradicação do cancro europeu dos pomares de maçã do território barriga-verde será lançado no próximo dia 14 de junho, em São Joaquim, unindo esforços e recursos da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (CIDASC), da Associação dos Produtores de Maçã e Pera de SC (AMAP) e de milhares de produtores rurais. O ato de lançamento está programado para as 9 horas da manhã na sede do Sindicato Rural.
Fonte:
Curso Internacional de Semente: Fisiologia e Qualidade será realizado de 26 a 28 de abril de 2016, em Botucatu (SP), com organização da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp e da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais.
Fonte: Agência Fapesp
A Embrapa está empenhada em criar meios para levar conhecimento, tecnologias e demais práticas desenvolvidas pela Empresa para multiplicadores, ou seja, atores do setor agropecuário que são responsáveis por fazer com que todo este conhecimento chegue ao campo e possa ser adotado pelos produtores de Rondônia. Neste sentido, neste mês de março foi realizada capacitação teórica e prática para 120 estudantes do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), no município de Ariquemes.
Fonte: Embrapa
Um acordo de cooperação de vendas de máquinas com a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) para o Programa Mais Alimentos foi assinado nesta sexta-feira (17), em São Paulo, pelo ministro do Desenvolvimento Agrário Laudemir Müller. Por meio do programa, agricultores podem adquirir máquinas e veículos com preços especiais e condições de financiamento exclusivas.
Fonte: Agência Brasil
Começa a funcionar nesta terça-feira (12) o Sistema de Análise de Risco de Pragas (SIARP), que permitirá a automatização dos processos de Análise de Risco de Pragas (ARP) e a integração de pesquisadores, fiscais e colaboradores no levantamento de fichas de pragas, bem como na criação de banco de dados para uma análise mais precisa e subsídios adequados para tomada de decisão no estabelecimento dos requisitos fitossanitários.
Fonte: Mapa
Quem escolhe produzir alimentos limpos, livres de químicos e venenos, pode contar com o composto Bokashi – “fermento” em japonês – como um aliado. Produtores de Porto Vera Cruz, Noroeste do Estado, têm aproveitado o composto como um revitalizador do solo na produção de frutíferas e hortaliças.
Fonte: Emater - RS
Nos dias 31 de julho e 1º de agosto (quinta e sexta-feira), a UPL realiza a já reconhecida Reunião do Eagle Team, que traz, anualmente, a Campinas, os mais renomados fitopatologistas. Sempre com o intuito de encontrar melhores alternativas para o manejo de fungos e fungicidas, evitando que se tornem resistentes, o encontro, em sua terceira edição, visa entender as particularidades do desenvolvimento dos fungos em cada região do Brasil, e discutir estratégias para que causem o menor dano possível nos grandes cultivos como soja, milho, trigo e algodão.
Fonte:

Notícias anteriores
15-22/Jul  23-30/Jul  31/Jul-07/Ago  08-15/Ago    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br