Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 

Agricultura
Curso Internacional de Semente: Fisiologia e Qualidade será realizado de 26 a 28 de abril de 2016, em Botucatu (SP), com organização da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp e da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais.
A Embrapa está empenhada em criar meios para levar conhecimento, tecnologias e demais práticas desenvolvidas pela Empresa para multiplicadores, ou seja, atores do setor agropecuário que são responsáveis por fazer com que todo este conhecimento chegue ao campo e possa ser adotado pelos produtores de Rondônia. Neste sentido, neste mês de março foi realizada capacitação teórica e prática para 120 estudantes do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), no município de Ariquemes.
Um acordo de cooperação de vendas de máquinas com a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) para o Programa Mais Alimentos foi assinado nesta sexta-feira (17), em São Paulo, pelo ministro do Desenvolvimento Agrário Laudemir Müller. Por meio do programa, agricultores podem adquirir máquinas e veículos com preços especiais e condições de financiamento exclusivas.

Agronegócios
Recentemente, a Laticínios Davaca especialista em queijos e manteiga, sediada no município de Ibirapuã (BA), investiu mais de R$ 40 milhões para ampliar sua fábrica, aumentando sua abrangência em diversas linhas de laticínios. A iniciativa faz com que a empresa esteja posicionada entre as quatro maiores e mais modernas queijarias do Brasil.
É possível investir em suinocultura no Brasil sem desperdícios e isso já é realidade para alguns produtores que utilizam a tecnologia de biogás para a geração de energia. Sabe-se que a busca por uma produção mais sustentável é urgente, seja pela imposição de regulamentos ambientais cada vez mais restritivos ou pela melhoria da eficiência econômica dos criadouros, das granjas e abatedouros. A tecnologia do biogás apresenta uma opção real para todos os setores produtivos que geram resíduos e efluentes orgânicos.
Referência em técnicas avançadas de cultivo, automação, precisão de produção e submetidas ao mais alto grau de exigência do mercado, as fazendas modelo dos Estados Unidos (EUA), em Washington e Kentucky, irão receber produtores de diversas localidades do mundo. O objetivo é apresentar, aos participantes, o que há de mais novo em tecnologia no setor.

Geral
Nessa semana, durante os dias 19 e 20 de abril, o estado de Mato Grosso contou com o lançamento oficial do programa de biofortificação brasileiro coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que, por meio de uma parceria com a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), foi possível levar as atividades envolvendo transferência de tecnologia com variedades biofortificadas para o Mato Grosso. O presidente da Empaer, Layr Mota da Silva classificou a biofortificação como um tema especial e de prioridade para a extensão no estado. “Todos têm a ganhar com isso, sejam produtores ou pesquisadores. A partir do novo modelo de gestão adotado pela empresa, tendo a ATER trabalhando junto com a pesquisa, nós queremos vencer os desafios e poder transferir da melhor forma possível essa tecnologia, que terá o nosso foco daqui em diante.” Concluiu o presidente.
As exportações de produtos pecuários registraram crescimento no primeiro bimestre de 2016, especialmente de animais vivos. Juntas, as 63 empresas e entidades associadas ao projeto Brazilian Cattle, voltado para a divulgação da pecuária brasileira no exterior, tiveram elevação de 70,7% no volume exportado nos meses de janeiro e fevereiro deste ano em relação ao mesmo período de 2015. As vendas de animais vivos para abate foram as que tiveram maior crescimento. Com a redução do rebanho venezuelano, os importadores de animais vivos passaram a comprar em maior volume animais do Brasil.
“Ao participarmos da maior e mais tradicional feira Agropecuária de Mato Grosso do Sul estamos cumprindo um de nossos papéis que é divulgar tecnologias que incrementam a agropecuária brasileira”. Declarou o Chefe-Geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Oliveira Soares, durante os trabalhos no Parque Laucídio Coelho em Campo Grande, MS, onde está sendo realizada a 78ª Expogrande. Ele ressaltou a relevância da participação da Embrapa em feiras e exposições rurais e que a aproximação com o público urbano é tão importante quanto com os produtores rurais, profissionais e técnicos em agropecuária e estudantes - público alvo das palestras proferidas pelos pesquisadores da Embrapa durante a Exposição, que começou no dia 7 de abril.

Pecuária
No campo da genética molecular, a mais importante descoberta do século XX foi a da estrutura da molécula de DNA, em 1953, por James Watson e Francis Crick. Esse feito possibilitou o desenvolvimento de métodos para analisar a estrutura e a função do material genético de equipamentos para análises automatizadas de grandes quantidades de amostras, de métodos estatísticos e de ferramentas de informática, resultando na ciência conhecida como genômica. Destaca-se ainda o surgimento de estudos aplicados ao melhoramento animal e a inserção de novas características de interesse econômico nos programas de avaliação genética de bovinos.
Doze mil doses de sêmen de touros da raça Girolando serão distribuídas gratuitamente em 2016 para produtores rurais de todo o Brasil. As primeiras doses foram distribuídas na semana passada em Goiás, um dos Estados que mais produz leite no país, pelos técnicos da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Cada produtor pode receber de 30 a 200 doses, dependendo do tamanho do rebanho, e precisa utilizá-las para inseminar as fêmeas do rebanho no período máximo de um ano.
Em reunião na manhã desta terça-feira (12), em Boa Vista (RR), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, assinou instrução normativa classificando o estado de Roraima como risco médio para febre aftosa. “Num futuro bem próximo estaremos livres da doença aqui no estado e poderemos exportar a carne bovina para o mundo inteiro”, colocou o ministro. A norma será publicada oportunamente no Diário Oficial da União.

Política
O presidente global da JBS, Wesley Batista, afirmou, durante reunião com a ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que o sucesso da agricultura brasileira é o sucesso da sua companhia. A ministra renovou o compromisso de tratar de forma igualitária todas as empresas do setor.
Neste mês de agosto, 289.158 agricultores familiares dos estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco e Paraíba recebem a primeira parcela do seguro Garantia-Safra, referente à safra 2013/2014. O seguro garante renda mínima para a sobrevivência de agricultores de localidades atingidas por situação de emergência ou calamidade pública por causa de estiagem ou excesso hídrico. Os recursos para o pagamento do benefício são constituídos das contribuições dos próprios agricultores (taxa de adesão), dos municípios, dos estados e da União.
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, participou da assinatura de um novo termo de cooperação técnica entre a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) nesta quarta-feira, 12 de setembro, na sede da Conab, em Brasília. A parceria prevê a transferência de R$ 2,63 bilhões, por parte do MDS, para que a Conab operacionalize o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Tecnologia
Os produtores de café ganharam mais uma ferramenta para apoiá-los na busca pela produtividade e pela redução de perdas nutricionais na lavoura. O CheckIT, aplicativo gratuito da Yara para smartphones e tablets que possibilita aos produtores detectarem as deficiências nutricionais da lavoura, agora também está disponível para a cultura. Com a ferramenta, o agricultor poderá entender os motivos pelo qual as deficiências nutricionais acontecem e receber recomendações da adubação e nutrição adequada no seu plantio, bem como dicas de qual produto do portfólio de fertilizantes da Yara se encaixa melhor às necessidades de sua propriedade. Para ter acesso ao aplicativo, basta acessar a Play Store (Android), a App Store (iOS) ou o Windows Store (Windows Phone) e procurar por “CheckIT”.
Desenvolver embalagens ecologicamente viáveis e que aumentem a vida de prateleira dos alimentos, reduzindo perdas e deterioração das frutas e hortaliças. Esse desafio motivou pesquisadores da Embrapa Agroindústria de Alimentos, no Rio de Janeiro (RJ), em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Ufrrj), a desenvolverem um filme ativo de polpa de acerola, com características antioxidantes e antimicrobianas. É uma alternativa para a agroindústria brasileira, que ainda utiliza muitas embalagens plásticas sem funcionalidade e com impacto negativo para o meio ambiente.
O mercado de software está invadindo o campo de maneira ágil e repentina. Dados da Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES) revelam que, cada vez mais, a tecnologia se consolida no setor de agronegócios como alternativa para enfrentar os desafios e as incertezas do ramo, como variação climática e controle de pragas e insetos, além de aumento da produtividade das lavouras. Um exemplo disso é a inovadora plataforma lançada pela empresa brasileira Olearys, que já foi instalada em diversas lavouras e vem demonstrando excelentes resultados, com a redução de até 60% na aplicação de defensivos agrícolas e contribuição para minimizar a poluição da água doce, já que reduz 52% das operações de pulverizações nas lavouras.

Notícias anteriores
21-28/Jan  29/Jan-05/Fev  06-13/Fev  14-21/Fev    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br